quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Meu Louco...

"Que é a vida senão uma série de loucuras inspiradas." (_George Bernard Shaw)

Queria dividir com vocês uma das minhas tatuagens, o nome desse blog faz parte da minha pele a alguns anos já. O cabelo esconde o 'Meu Louco', como muitas vezes eu mesma escondo grande parte de quem sou. Na verdade eu escondo porque nem eu mesma sei, quem é que se conhece por inteiro?
Dizem que quem se descreve, se limita. Oras, então sou o ser mais sem limites...
Todos que me conhecem perguntam: "Tati, o que essa frase significa?" Uns já vem com aquela certeza: "Ahhhh, é daquela música, né?" Mas é um 'troço' tão meu, esse sim acho que é um troço meu por inteiro, se eu pudesse me descrever(o que não é o caso), mas se eu pudesse, começaria explicando o que essa frase significa para mim, mas são tão poucas as pessoas que entenderiam...Então eu resumo em apenas duas palavras: MINHA VIDA.
Um incenso queimando, os pensamentos surgindo, tudo misturado, embolado, sendo expulso por mim e por aquela que hábita aqui dentro, são duas, ainda estou descobrindo qual é a mais serena, centrada, justa e está na maioria das vezes certa, não pela prepotência em se achar o máximo, mas pelo sentido que sempre esta tão a flor da pele que não deixa nada passar....Mas eu sempre me confundo, existe um atrito, uma guerra entre essa parte e a outra não tão sensível assim, nada serena, muito menos centrada, aquela parte que erra e algumas vezes é até injusta, mais consigo mesmo do que com o outro.
Quando você não sabe quem é, não se conhece por completo, tudo é tão mais difícil, é como sentir sede e tomar litros de água e mesmo assim continuar com a boca seca, é como mastigar um chiclete sem gosto o dia inteiro. Mas porque diabos é tão difícil se auto conhecer? Você sabe das coisas que mais gosta?
Qual seu papel no mundo?
Do que você tem medo?
O que você quer ser?
Suas preferências?
Existe algo que você ama mais do que tudo?
O que você odeia?
Quem é você?
Uma vez tive que responder um questionário parecido a alguns anos atrás, fiquei chocada porque não consegui responder quase nada, me assustei, essa foi a tarefa mais difícil que já levei para casa. Todos os dias eu me faço perguntas, muitas das vezes fico brava comigo mesma por ainda pensar muito antes de responder.
Não existe um mapa para a gente se achar, né? Mesmo porque é tão difícil saber em que momento da vida você se perdeu ou na verdade nunca se achou. Eu não sei qual a proporção que isso acontece com outras pessoas, a maioria delas aparenta se conhecer tanto a ponto de não dar abertura para o novo, é aquilo que elas querem e acabou, não existe o meio termo, apenas: 'Eu sou assim, me ame ou me odeie".
Acho que o maior problema em se auto conhecer é porque após isso você precisa se aceitar, com toda a carga que você carrega e acarreta durante a vida, aceitar principalmente todos os seus defeitos(muitas vezes camuflados) aceitar seus medos, angústias, aceitar que você não é, nunca foi e nunca será perfeito, que seus atos são falhos, que sua mente as vezes é a mais poluída e você não conta carmeirinho quando vai dormir. É aceitar que existem coisas que não podem ser mudadas, mesmo com muito esforço.
Em uma conversa com um amigo chegamos a conclusão de que nunca vamos de fato, nos conhecermos por completo, porque nunca vamos conseguir passar por todas as situações da vida para que possamos saber como nos sairíamos em todas elas, quais seriam nossas atitudes, o que sentiríamos, de que forma faríamos.
Não tem um ditado que diz: "Passamos a vida ao lado de uma pessoa e não a conhecemos"? É muito verdade, quem nunca conheceu anos e anos alguém que dizia colocar a mão no fogo e com uma simples atitude, uma simples palavra, um simples olhar, descobre que estava completamente errada ao seu respeito, que ela nunca foi a pessoa que imaginou? Isso da medo, mas de fato acontece e muito!
Eu tento ser tão espiritualizada, busco tanto o conhecimento de tantas coisas, mas porque quando o assunto é meu interior eu ainda preciso me decifrar? Seria tão bom se a gente pudesse pedir algumas pílulas de auto-conhecimento para um médico, uma reza daquelas para um padre, enfim, é um processo demorado, nunca é tarde para tentar se descobrir...Mãos a obra, mente aberta.
Como li em algum lugar uma vez: "Crítica requer conhecimento. Auto-crítica requer auto-conhecimento."

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever"
(_Clarice Lispector)

16 comentários:

  1. Que linda a Tatoo.. Sabia que eu quero muitíssimo fazer uma? Mais ainda sou uma pirralha, entao tenho que esperar mais um bocadito de tempo. Quero uma coruja no meio das costas, nao sei porque, mas sempre gostei desses bichinhos sábios.

    Obrigada por visitar meu blog. Passarei sempre por aqui!

    Beijo grande =*

    ResponderExcluir
  2. Ah eu adorei teu comentário na minha página,
    sabes, eu gosto do pequeno príncipe exatamente pela sua pureza e sensibilidade, tão difíceis de se encontrar hoje em dia.

    Gostei daqui e vou voltar, tens uma bela tatuagem, é bonita essa sua busca pelo autoconhecimento, vivo em constante busca e aprendizado também, vamos trocar figurinhas. rs

    Beijo e sigo.

    ResponderExcluir
  3. Querida Tati,

    que bom que nos encontramos!

    Gosto do jeito que você escreve e me identifico muito com suas inquietações. Seu texto me emocionou e não é sempre que isso acontece, eu sei quando isso acontece porque sinto arrepios e “cócegas” nos olhos.

    ;-)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Os arrepios são no corpo (expressando emoção)

    ResponderExcluir
  5. Ah, a tatuagem é encantadora. Eu tenho duas, quero retocá-las...

    ResponderExcluir
  6. Essa frase na Lispector deixa tudo muito claro pra mim, repito, pra mim.
    Você disse que nunca se desvendaria por todo, justamente por não se conhecer inteira. Não me conheço por inteiro, também, mas escrevo e escrevo sempre de mim, sobre o que gosto e as minhas atitudes pra poder me entender. Aposto que alguns do começo do meu blog serão contrários a alguns de hoje, mas é porque nós somos transitórios, mudamos de opinião, porque o mundo muda, os conceitos caem e sobem.
    Isso que é o mais gostoso.
    Talvez a gente mude pra mudar os outros, ou porque os outros nos mudam. Isso é ser volúvel?
    Não, isso é amar, querer se entender com os outros, sabe? É o mais querido carinho.


    Tati, você me inspira, sua linda.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Li o que escreveu e me identifiquei, e muito aliás.
    Na verdade passei a acreditar que nós morremos sem conhecermos a nós mesmos.
    O que me prova isso, são exatamente os momentos em que nos surpreendemos com nós mesmos.
    Inclusive sobre incapacidade, que reside tão somente em nossas mentes.
    Não procure se entender em demasia, pois aquele que diz se conhecer por completo mente. E mente a sí mesmo.

    Totalmente perfeita a colocação de Clarice... Por isso escrevemos!

    Veja só, seu post me lembrou um escrito a algum tempo... de uma olhada se puder.

    http://profundopensar.blogspot.com/2010/01/alimentando-nossos-monstros.html

    Ahh... e o que tem meu nome??

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Tati,

    se conhecer é um processo diário e eterno.

    Sem contar que tudo muda o tempo todo.

    O que encanta é a eterna busca de si mesmo, no sentido de se aprimorar...

    Bj

    ResponderExcluir
  9. Eu também não sei quem sou direito. Tem pessoas que conseguem se descrever com tanta facilidade, estão tão certas de quem são... mas sabe que eu nunca acredito? Mudamos muito de opinião, sobre as coisas que acreditamos. Entende?
    Eu acho que não é fácil se descrever e se conhecer e acho que aqueles que garantem que se conhecem estão um pouco enganados sobre si mesmos.

    ResponderExcluir
  10. Amiga, a cada dia que passa me orgulho mais e mais de vc... seus textos são tão lindos!!!! Acredita que tava pensando em fazer um post sobre tatuagens??? Depois de ler uma matéria do Leds, pensei nisso. Apesar de não ser o foco do seu texto, coincidência, né? Na verdade, coincidências não existem (pra mim)... sintonia, sim! :)
    Tbm busco muito o autoconhecimento... e realmente, dificil a gente se definir. A situação faz a pessoa, né? Somos tudo ao mesmo tempo... bons, maus, corajosos, covardes, tristes, felizes... td depende da situação em que estamos... muitas pessoas se definem como elas gostariam de ser, não como realmente são!

    "Está na hora do despertar da humanidade.
    Bom dia!

    Que haja discernimento correto na opção da vida
    .
    Que conheçamos os três venenos temíveis a serem evitados: a ganância, a raiva e a ignorância, nos seus disfarces mais variados.
    A maioria de nós demora a perceber o próprio envenenamento.
    Devem ser apiedadas, orientadas e não apedrejadas.

    Não queimem bandeiras.
    Não joguem pedras.
    Não gritem insultos.
    NÃO CONDENEM PESSOAS, MAS SITUAÇÕES.
    Podemos juntos transformar a maneira de ser dos habitantes da Terra.
    Com isso modificaremos o habitat.
    Faremos daqui o local, não da espera, mas do chegar.
    Onde se fica bem.
    Onde a vida cuida com cuidado uns dos outros.
    No afago ao recém nascido
    A benção da esperança.
    Tudo será diferente,
    Pois tudo que queremos, aqui mesmo se alcança"
    Monja Coen (ela é demais, amiga.. fui a uma palestra dela, vc tem q ir!)

    ResponderExcluir
  11. Avistei-a entre os seguidores do meu blog e vim aqui te conhecer. Gostei do que vi, seu o blog é lindo e interessante. Sigo-o de perto, a partir de hoje.

    ResponderExcluir
  12. Puxa, Linda a tatoo, lindo o blog, linda a frase da Clarice.

    ResponderExcluir
  13. fui cativado pela frase '' o pior de conhecer a si mesmo é se aceitar depois''...muita linda a postagem...parabens e um grande abraço,...ja to seguindo...

    ResponderExcluir
  14. Pois é, temos bastante em comum pelo visto, isso faz sorrir!

    eu adoro a definição de Clarice pra saudade!!!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela visita lá no blog e também pretendo tatuar o nome do meu blog! Bju

    ResponderExcluir
  16. Oi Tati!! Que texto, que reflexão profunda! Olha, eu como psicóloga tenho a tarefa de ajudar as pessoas na busca deste autoconhecimento e encarar o espelho não é tarefa fácil. Principalmente quando vc diz que temos que conhecer nossos defeitos, angústias. Nas psicoterapias que fiz, isso já depois de formada em psicologia, foi a minha hora de estar do lado de lá, e te digo, esse caminho é cheio de prazer e dor. Chorei por ser do jeito que sei e também me encantei com o ser humano que procuro ser. Eu brinco que a psicoterapia é uma montanha russa, mas no final, a gente aprende a lidar com a adrenalina ou com a falta dele no sobe desce da vida. Beijos, linda!

    ResponderExcluir