sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Onde aprender a odiar para não morrer de amor?

"…olhou em torno de si, rodeada pelas jaulas, enjaulada pelas jaulas fechadas….desviou os olhos, doente, doente (…)
sem conseguir encontrar dentro de si o ponto pior de sua doença, o ponto mais doente, o ponto de ódio, ela que fora ao Jardim Zoológico para adoecer.
E, enquanto fugia, disse: “Deus, me ensine somente a odiar”.
“Eu te odeio”, disse ela para um homem cujo crime único era o de não amá-la. “Eu te odeio”, disse muito apressada.
Mas não sabia sequer como se fazia.
Mas onde, (…) onde aprender a odiar para não morrer de amor?
Eu te amo, disse ela então com ódio para o homem cujo grande crime impunível era o de não querê-la..."
(_Clarice Lispector)

10 comentários:

  1. Acho que não há aprendizado válido para odiar ou amar, pois são dois sentimentos tão estranhos, inesperados,íntimos, difíceis de, ao menos, tentar explicar.
    Obrigado pelas visitas e comentários, saiba que são de uma importância imensa!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. e eu saberei que aqui sempre encontrarei exatamente aquilo que preciso ler; céus, é indescritível o quanto estes versos da clarice me revelaram por inteira, quando releio-os sinto-me até nua, de tanto sentido que fazem eles pra mim.

    ResponderExcluir
  3. E dizem os psicanalistas que amor e ódio andam sempre de mãos dadas...

    Beijinhos, querida Tati!

    ResponderExcluir
  4. E como diz a música:
    "Não há no mundo lei que possa condenar / Alguém que a um outro alguém deixou de amar".

    Beijo, sua linda.

    ResponderExcluir
  5. Excelente escolha amiga. "Do amor ao ódio vai um passo".
    Tenha um maravilhoso fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Clarice.. *__*

    Dizem que o ódio é o sentimento mais próximo do amor... Talvez isso mude, e ao invés de ama-lo ela passe a odia-lo. E vice versa.

    Visita? http://maira-souza.blogspot.com/ =)

    BjO

    ResponderExcluir
  7. Olá Tati, realmente não existe como aprender a odiar.
    Estava a pouco com uma amiga no Fran's e dizia exatamente isso a ela.
    Mas pobres corações que amam, e não sabem como fazer para odiar ao invés de muito amar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Pois é, já disseram o que eu ia dizer. Ódio e amor são gêmeos. Aquele que odeia, na verdade ama. Só quem sente indiferença é que realmente não ama.

    ResponderExcluir
  9. O AMOR e o ÓDIO são faces da mesma moeda. Amar é fácil ser amada me parece ser mais difícil que tocar estrelas com a mão.

    ResponderExcluir
  10. O AMOR e o ÓDIO são faces da mesma moeda. Amar é fácil ser amada me parece ser mais difícil que tocar estrelas com a mão.

    ResponderExcluir