terça-feira, 30 de novembro de 2010

Muitas perguntas, nenhuma resposta...


"Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida.Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.” (_ Joseph Campbell)

Hoje em dia as pessoas se preocupam mais em ter 'bens' do que ser do bem.
Escutei isso de um padre e acho que não existe melhor definição para o que acontece hoje em dia com o ser humano.
Uma vez um senhor disse para minha mãe "Vai existir o dia em que ser honesto vai ser motivo de vergonha"
Me pergunto todos os dias se vamos mesmo deixar chegar a esse ponto, falta tão pouco, mas ainda falta, as pessoas ainda procuram pelo bem, eu tenho que acreditar porque sonho em ter filhos e não posso passar a não acreditar, seria duro demais saber que não existe um propósito.
Porque as coisas ficaram tão fúteis, banais? Porque o ser humano só se preocupa com a beleza, coisas materiais, parece uma feira: "Quem tem mais, quem dá mais, quem pode mais" Se esquecem das coisas pequenas, do que realmente vale a pena, do sorriso de graça, do olho no olho, do cheiro da chuva, da grama molhada, o céu estrelado, os desenhos nas nuvens, o abraço apertado, o beijo apaixonado. E eu ficaria pelo menos o dia inteiro escrevendo coisas 'simples' aqui, mas que fazem meu coração bater mais forte.
Mas me digam, porque isso tudo é tão vago? porque é tão 'poético' e 'bobo' a ponto das pessoas não falarem mais, não se importarem...
Será que é só isso mesmo? Essa casca, essa máscara, esse faz de conta, tudo tão superficial que chega a dar preguiça de ser de verdade? Porque as pessoas se preocupam tanto com o que as outras pensam? Se preocupam mais em agradar os outros do que a si próprio, se preocupam mais com que roupa vão usar naquela festa do que com as pessoas que por ventura poderão encontrar/conhecer. Porque o egoísmo é tão presente, porque as coisas materiais tem tanto valor? Porque as pessoas não são mais solidárias e é tão difícil fazer/pensar coisas boas? Não só para o outro, mas para si mesmo.
As vezes penso no sentido de tudo, da vida, da MINHA vida, da vida de todos a minha volta, os motivos pelos quais faço parte da família linda que tenho, o motivo pelos quais eu tenho amigos tão especiais, derrepente eu apenas mereço, ou existe um porque atrás disso tudo. Queria ter mais respostas do que perguntas, mas meu lado urgente e curioso não me deixa, as perguntas surgem na minha cabeça, mas acredito que todos nós temos mais perguntas do que respostas, queria eu ser sábia a ponto de não questionar ou ao menos conseguir dentro de mim mesma tudo que procuro, mas sou humana, tão falha, tão pequena...não tenho essa pretensão, apenas estou vivendo, errando e aprendendo, me questionando mesmo, sempre, tentando entender, acreditando que as coisas podem e devem mudar, que o ser humano não pode ser tão burro/inocente a ponto de passar por essa vida tão linda e não perceber aquilo que realmente vale a pena. Será que ninguém consegue ver que a única coisa que "a gente leva da vida é a vida que a gente leva?" É o amor das pessoas que nos cercam, é o exemplo de vida, a forma como você vê o mundo e tudo que faz para tentar mudá-lo, dentro da sua pequenez e de todos os seus medos que foram modificados, que foram transformados em aprendizado, mesmo para aqueles que a vida foi/é uma guerra, o fato de ter vencido dezenas de batalhas simplesmente por desejar MUITO viver, mesmo para aqueles, ainda assim, o resto vai ser sempre resto, por isso, por favor pense o que você está fazendo para que a sua existência não seja tão insignificante? para que não seja apenas "mais um".
Vamos nos importar mais com as pequenas atitudes, os pequenos gestos, os sabores, os cheiros, os olhares, o silêncio.. A melhor mudança exterior começa interiormente e se alastra para tudo que você é.
As pessoas tem mania de pensar que só vão ser felizes quando conquistar isso ou aquilo, digo as pessoas, mas me incluo também, estou aprendendo que não é assim. E os momentos felizes? Eles existem de monte...
Peço sabedoria para entender a vida como um todo, com meus questionamentos sim, mas com toda a minha vontade de buscar as respostas, mesmo que elas não existam, mesmo que simplesmente viver da melhor maneira possível seja a única resposta certa para qualquer pergunta. Viver sempre intensamente, sempre com muito amor para dar, sempre encarando o ser humano como a principal parte da vida, respeitando e amando como deve ser, como a única coisa que realmente vale a pena fazer.
Não sou perfeita, tenho tantos atos falhos, minha cabeça é uma máquina de pensamentos duvidosos, mas dentre tudo isso eu tento(de tudo para não ser mais um no mundo e por Deus, que tarefa difícil!).
Eu tenho consciência de tudo que faço, tudo que sinto e ser consciente hoje em dia é muito raro.
Vamos perder um tempinho nesse momento e fechar os olhos, sentir verdadeiramente o coração bater, ouvir o que se passa ao redor, pensar naquele seu sobrinho/filho lindo dando aquela gargalhada, pensar em seus sonhos como algo possível e ter sempre muita consciência de que a vida é 'bonita e é bonita' e é um disperdicio se importar apenas com o que não vamos levar dela.
Esteja atento aos pequenos sinais...

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria." (_Clarice Lispector)




5 comentários:

  1. Penso como vc!!! Vc sabe... e amiga, vc tem pessoas especiais ao seu redor pq pessoas boas atraem coisa boas!!! Já fazemos a nossa parte mesmo com todas as nossas falhas, pq como vc disse, somos consciência e isso é de fato, raridade.
    Sabemos aproveitar o melhor da vida e isso é bom demais!!!!
    Adorei oq escreveu sobre mim no twitter, vc me faz tão bem :)
    Amoooooooo!

    ResponderExcluir
  2. E finalizou com chave de ouro!!
    A vida é muito curta para ser pequena, existem muitas respostas para os porquês, assim como pode não existir para alguns.
    O importante é que a vida seja vivida ao seu máximo!!!

    ResponderExcluir
  3. Tati, td q vc disse não foi com o coração e sim, com a alma...fazia tempo que não lia nada tão bonito.
    Beijos
    Ana Paula (Annie Liz)

    ResponderExcluir
  4. Obaaaaa!!!!!Cada vez mais seguidores.....

    A cada dia que passa tenho mais a certeza de que felicidade se encontra em horinhas de descuido,como disse Guimarães Rosa, e que é na simplicidade que estão as coisas mais ricas dessa nossa vida....

    Bjo grande Tati

    ResponderExcluir
  5. Interessante citar a fala do dito padre. Lembrou-me da minha ultima confissão (semana retrasada). Elas costumam ser uma conversa, boa até, daqueles papos que rendem.
    O sacerdote, na ocasião, me configura uma palavras que davam a entender isso aqui: "Você é o próprio mundo, o mundo é o que você enxerga dele, o mundo é o que ele enxerga de você".
    Pois bem, só quando cheguei em casa percebi quanta filosofia num discurso só. Fazendo das afirmações dentro desta frase serem análogas, umas as outras, dá pra se fazer um discurso enorme, talvez uma prosa bem grande, todavia, resumindo, concluí que o mundo é certamente o nosso reflexo.
    Quando definimos "mundo" por objeto de estudo, caímos no problema que persegue a humanidade, novamente: O que é o mundo?
    Sem definir campos, limites. Acho que o mundo é extremamente subjetivo e, cabe delicadamente a nós a tarefa de cultiva-lo, paralelamente à nossa vontade de viver (bem).
    Beijo bom e poesia.

    ResponderExcluir