quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

'O apego não quer ir embora, diaxo, ele tem que querer...'


E eu que pensava estar no caminho certo do desapego...
Eis que acontece algo onde eu pude constatar toda minha pequenez, todo meu lado falho, materialista, egoísta, enfim, meu lado humano.
Estive um tempo afastada do blog porque meu computador teve um pequeno problema e eu levei para um técnico dar uma olhada, nunca pensei na possibilidade de ser algo tão grave a ponto de perder tudo que existia nele, pelo menos um backup eu achei que pudesse ser feito antes, mas não foi o que aconteceu; Ele(o técnico não tão técnico assim) disse que ocorreu um problema e não poderia recuperar meu HD. Chorei, esperniei, discuti, falei coisas que depois me arrependi, na hora eu senti como se alguém tivesse apagado minha história, minha vida; Que drama, no fundo foi a coisa mais exagerada de se sentir e por mais exagero que tivesse sido, no final do dia eu só conseguia me sentir pequena. Tanta gente perdendo a casa, a família inteira e eu achando que perdi minha história por isso? Ah vá!
Porque o ser humano se apega tanto a essa 'máquina'? Espera que a vida aconteça, dê certo, que os sonhos se realizem, tudo por aqui, por essa telinha. Engraçado foi ter percebido isso em um momento assim, onde me 'obrigaram' a ter um recomeço, onde as fotos das viagens, amigos, família, os textos pessoais, recordações de anos e anos foram 'tirados' da minha visão para que eu pudesse compreender que aqueles momentos estão em um lugar onde não existe hd no mundo que possa destruir ou 'resgatar', onde nenhum técnico pode entrar, mexer, revirar...Estão na MINHA memória, no MEU coração, é algo que não se compra, troca, arruma...Tudo aquilo que eu chorei ontem por ter 'perdido' na verdade continua no melhor lugar, também existem pastas, está tudo guardadinho, mas ao invés de nomes, eu lhe dou sons, cores, cheiros.. É impagável.
Tudo acontece por um bem maior, mas é preciso entrar na atmosfera, entender o que isso quis lhe dizer, oferecer... Além da idéia ótima do Recomeço, foi ótimo para que eu pudesse enxergar que certas coisas não precisam estar registradas por aqui, basta fechar os olhos.
Mas, obvio que tudo tem seu valor, continuarei amando tirar minhas fotos, escrever meus textos, mas darei mais valor ao momento em si, prestarei o máximo de atenção para não perder nada, nenhum sentido.
Conversando com um amigo ontem chegamos a conclusão que com essa 'era' tecnológica nossos filhos não vão conhecer o rosto dos avós, bisavós, porque se algum dia acontecer uma 'pane' Mundial e todos nós perdemos os dados que armazenamos nessas máquinas, o que acontece? Era muito melhor a época dos álbuns manuais, tão mais bonito, passa bem mais emoção, as fotos não podem ser retocadas e mesmo que saiam 'feias', o importante é que fez parte de um momento, de uma história, tem um motivo para ter saído daquela forma, mas por aqui não, as pessoas querem modificar, melhorar, fazer parecer perfeito quando na verdade nada, nem ninguém é perfeito.
Bom, isso foi apenas um desabafo, mas acho que vale a pena refletir, quero mais realidade pra minha vida.




Na Índia, são ensinadas as "quatro leis da espiritualidade":

A primeira diz: "A pessoa que vem é a pessoa certa".
Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz: "Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido".
Nada, nada absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum "se eu tivesse feito tal coisa..." ou "aconteceu que um outro ...". Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas

A terceira diz: "Toda vez que você iniciar é o momento certo".
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: "Quando algo termina, ele termina".
Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência. Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado.

(Obrigada a minha amiga Mar e ana por ter me 'ensinado' essas leis...)

13 comentários:

  1. Oi, Tati, tudo bem?
    É por essas e outras que ainda mantenho o hábito de escrever à mão. rs
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu já perdi tanta coisa, tantas fotos, escritos, conversas, tudo com o computador. No começo era como se me arrancassem um pedaço, hoje é só uma dorzinha que dura um minuto e pronto. Faço de novo, novas fotos, novos textos.
    Até porque estamos em constante evolução e, mesmo que forçadamente, essas mudanças seriam necessárias em algum momento. Esquecer-se e perder-se e deixar-se de canto prum novo caminho acontece invariavelmente.

    E muito obrigado por isso:
    A terceira diz: "Toda vez que você iniciar é o momento certo".
    Aquietou um pouco a mim, que me encontrava tão sufocado.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Meu deus, eu acho que faria exatamente o mesmo que vc nessa situação.
    E me sentiria um bobo depois.
    É que essa máquina passou a ser o baú onde guardamos as memórias digitais.

    A era "manual" nao volta... E era tão gostoso, como ainda é folhear albuns de familia.
    Sempre fui viciado nisso, ver e rever albuns. Fiz isso ha uns dias atrás... E discuti com minha mãe esse mesmo fato que você expôs, "nossos filhos não vão conhecer o rosto dos avós, bisavós"

    letras, carinhos, isso se perde... E ganha outra cara: a fragilidade dessa maquina.
    Antes guardar tudo no coração!

    Beijos, linda
    =*

    (ps: adorei essas leis indianas, cheias da sabedoria.)

    ResponderExcluir
  4. Tem muita razão, Tati. Eu acho que a melhor história que a gente deixa registrada é aquela cuja lembrança no outro não se apaga de forma alguma. Textos e fotos perdidas a gente lamenta mas faz novas, recupera de alguma forma. As ações é que nos tornam agentes históricos e por consequência, potencialmente mais felizes.

    Eu comentei outro dia com colegas historiadores que do jeito que as coisas vão andando em termos de tecnologia, nós nos tornaremos num futuro próximo, apenas pesquisadores a serviço do google, já que as ações humanas estão importando cada vez menos para a coletividade. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tati, que bom te ler!
    Seguinte...

    "Tudo acontece por um bem maior"

    Jamais em sua existência duvide disso, de fato se sente a perda, mas como dizem os sábios.

    "Jamais poderá encher sua xícara, se ela já estiver cheia"

    O "HD" esta limpo hora de começar tudo novamente!!

    Certo?

    Beijos

    Ah, orgulhoso por você viu!

    ResponderExcluir
  6. Que texto incrível, Tati!

    Entendo bem o que você sentiu, refletiu e concluiu... Você é uma pessoa singular!

    Feliz por vê-la assim tão madura!

    Beijão e um ótimo findi!!

    ResponderExcluir
  7. nossa tá tem totaLLL razãooo...gente do céu..parece q foi escrito pra mim sabe...nosssa!!!!!lindo..lindo..lindoo..com sempre master especial..bjokas no coração a todos fikem com DEUS!

    ResponderExcluir
  8. Apego é algo complicado...algo que devemos nos trabalhar sempre para deixar ir ...

    Bj

    ResponderExcluir
  9. Nunca escrevo, né? Desculpa..Sempre leio teu blog, mas a verdade é q sou meio preguiçosa pra escrever nisso...pode ver q meu blog tá juntando poeira..

    Mas então, tava pensando nisso q vc escreveu...e vc sabe q passei por algo parecido esses tempos. Não perdi tudo, mas o pouco q perdi já me deu um aperto...

    Se vc reparar, hj em dia a gente substituiu o computador por tanta coisa, repara: hj em dia, quem q revela fotos? (tirando vc! - de vez enquando), pode ver q mta gente não revela mais foto...é tudo arquivado no computador. Se vc quer ver as fotos q o outro tirou, ou vc acessa algum site onde a pessoa posta as fotos (seja num site específico ou em orkut/facebook)..ou vc tem q ir pra casa da pessoa ver, caso ela nunca te envie aquilo. Em algumas situações pode até ser q te gravem um cd com essas fotos.
    Aquela história de álbum de fotografia...da vó vindo mostrar as fotos de qndo ela estava no colégio...do casamento...coisas assim, ficaram na época dela e dos nossos pais! Nós mesmos só temos álbuns de quando tínhamos uns 15 anos..depois disso, parece q começou a ficar tudo no computador!! Loucura, né?!
    Cartas, textos, essas coisas...hoje a gente abre o Word ou escreve um e-mail..papéis, pra q!? E isso não tem nada a ver com a tal ''consciencia ambiental'', como mtos dizem por aí!
    Encontros? Mtos deles são via web-cam...conversas são por msn.
    Enfim, optamos por esse mundo virtual e nos vemos escravos dele hoje! Pensa nos dias que ficamos sem energia elétrica, parece q não temos mais oq fazer, senão, dormir! (ou fazer cachecóis, caso vc consiga ver alguma coisa - lembrei do seu irmão hahaha)

    ResponderExcluir
  10. ((continuando..))
    Seja como for, hoje em dia nós realmente estamos mto ligados ao computador. Mas o apego em si, pode ocorrer até mesmo fora dele...Se não houvesse o computador, estaríamos apegados às caixas de albuns de fotografias, ao diário, ao caderno de rascunhos / recadinhos, e todo o resto!

    Isso me faz lembrar uma aula que eu tive, de antropologia, onde o professor falou mto sobre isso...O homem parece confunde o sentido da vida com os objetos ao seu redor...ele tenta, através daquilo, provar que certas coisas existiram...que sem aquilo, é como se td tivesse perdido. Exemplos são inúmeros...agora, para e pensa, se vc fala q foi pra europa, ficou 2 meses lá, que viu o vesguinho do Crepusculo q vc gosta (hahaha) e não tiver UMA foto que PROVE isso, vão achar q vc está mentindo, né?! A menos q essas pessoas acreditem mto em vc, mas aqueles q "só acreditam vendo", vão falar q vc tá inventando história.
    Outra coisa engraçada, é q qndo as pessoas viajam pra fora, por exemplo, gostam de fazer 500 albuns no orkut mostrando q conheceram o planeta. ''Aí vc pensa, caramba, q legal! Ela conheceu o mundo!"..Sim, mto legal, mas a verdade é q a pessoa tava realmente mto preocupada em mostrar q foi pra lá, q ficou tirando mais foto do q qlqr outra coisa! Isso tudo pra criar até um status...isso sem falar em 'inveja'.
    Obvio q vc deve tirar fotos, mas repara q hj virou um parâmetro para as coisas..q vc só foi mesmo e só aproveitou realmente, se vc tirou 8 mil fotos daquela viagem. Caso contrario, ou é mentira, ou a viagem foi um fracasso!
    Bem, eu poderia continuar escrevendo um monte sobre essa questão das fotos por aqui...como: pessoas q ficam preocupadas o tempo inteiro em tirar fotos pra por no perfil do orkut/fb, q não fazem nada sem tirar foto, e todo o resto...mas acho q deu pra captar a ideia!

    Mas q fique mto claro, amo fotos e acho q devemos continuar com essa hábito! A questão aqui é não inverter o sentido das coisas!

    ResponderExcluir
  11. ((continuando..))

    E falando em sentido, vale sempre lembrar q o importante é a essência do q foi vivido. Não é pq vc não tem mais aquele e-mail...aquele texto...q aquele momento não existiu! Guarda tudo na caixinha da sua memória, do seu coração, q tá tudo certo!

    É, eu sei q é difícil...q por mais q a gente tente pensar dessa forma, seria ótimo podermos olhar aquilo e lembrar de como foi. É eu sei...mas pelo menos vc viveu aquilo, e isso basta.

    Bem, mas já q vc não quer passar por isso denovo, recomendo: salve fotos em alguma conta do FlickR...revele aquelas q vc achar mais legais...salve teus escritos em um email, ou um blog particular - daqueles q só vc pode ver...enfim! Mas não pensa q tua vida perdeu o sentido! Pelo contrário, ela faz todo o sentido, e isso vc não precisa provar pra ngm ;)

    ResponderExcluir
  12. Só mesmo uma visão budista ganhamos alento para suportar a perda de nossos registros. A perda é dolorosa, todos os tipos de perda

    ResponderExcluir