segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Deus, dai-me paciência...


Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

O desenvolvimento da paciência

Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: No trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no trabalho, nos estudos, etc. Uma pessoa paciente sabe que para alcançar um objetivo é necessário passar por pequenos obstáculos que devem ser analisados cuidadosamente para passar ao próximo obstáculo até alcançar o objetivo final.

6 comentários:

  1. nossa tÔ precisando urgenteeeeeeee de aumentar o desenvolvimento dela vium...kkkk..como sempre blog perfeitoooo..bjokas no coração tati!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati, de fato a paciência é sim uma virtude imensa.
    Difícil conseguir te-la em plenitude. Por momentos a temos, mas facilmente a perdemos.
    Como se fosse prender o ar por algum tempo, enquanto resistimos ele estará preso, mas quando não mais aguentamos aspiramos com muito fervo.

    Beijos e treinemos esta virtude!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, sabe que ontem no banho eu estava pensando "paciência é uma virtude que infelizmente eu não tenho" aí venho aqui e me deparo com esse texto. Poxa, eu não tenho mesmo paciência. Pelo menos, nem metade do que eu gostaria de ter... acho que é preciso paciência até pra desenvolvê-la, rs.. como faz?
    Beijoooo.

    ResponderExcluir
  4. Tati,

    é preciso mais que paciência, em muitos casos é preciso acreditar, ter perseverança e não desistir jamais dos seus objetivo.

    A rota pode mudar, o caminho aumentar, mas jamais desista.

    bj

    ResponderExcluir
  5. Paciência = paz + ciência

    Não é uma paz alienada, que engole e aceita tudo. É paz com ciência, no sentido de estar ciente das circunstâncias e dos objetivos, como o texto bem o diz.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Como eu tenho buscado essa virtude, pois sou tão impulsiva...Paciência é um tesouro que eu busco todos os dias quando faço coisas sem pensar e me arrepende no momento seguinte.

    Um abraço de urso pra vc. Tô seguindo vc.

    ResponderExcluir