segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Comer, Rezar, Amar...

Queria assistir esse filme a muito tempo, mas ouvi rumores de que iria me decepcionar, que o livro era muito melhor, então estava esperando uma oportunidade de comprar o livro antes do filme, mas eis que a oportunidade de assistir ao filme passou na frente.

Ele me 'inspirou', aprendi tanto...A começar que não devo 'deixar' de fazer alguma coisa só porque alguém acha que irei me decepcionar, cada um tem um gosto, o que eu expresso aqui eu o faço por ser o MEU canto, ninguém precisa concordar.

Do começo ao fim tive a impressão de estar lendo 'poesias', cada frase do filme daria um texto, são tantos sentimentos, tanta sabedoria junta, tudo misturado e ao mesmo tempo tão 'certo', cada coisa no seu lugar, difícil explicar a sensação que tive, algo muito 'meu'.

Eu que amo viajar, pude perceber uma nova forma de enxergar essas viagens, uma forma de aprender sempre mais e mais, uma forma de ‘me’ modificar, de entrar em contato com meu 'eu' interior, de aprender que SEMPRE é possível melhorar.

Essas 'amarras' que temos, sentimentos não digeridos, amores amados pela metade, essa mania que a gente tem de não se perdoar e querer que o outro nos perdoe, essa mania de não nos amarmos e querer que o outro nos ame, essa mania de tomar nossa própria liberdade e acusar o outro por isso.

O filme te faz pensar em muitos momentos da vida, impossível alguém não se identificar, pelo menos com algo. Eu vivo em busca do meu 'equilíbrio', então sou suspeita para dizer, porque o filme é isso, ele te ensina o caminho para encontrar esse tal equilíbrio, em todos os sentidos, então, suspeita ou não, eu indico a todos!

"Se você tem a coragem de deixar para trás tudo que lhe é familiar e confortável (pode ser qualquer coisa, desde a sua casa aos seus antigos ressentimentos)e embarcar numa jornada em busca da verdade (para dentro ou para fora), e se você tem mesmo a vontade de considerar tudo que acontece nessa jornada como uma pista, e se você aceitar cada um que encontre no caminho como professor, e se estiver preparado, acima de tudo, para encarar (e perdoar) algumas realidades bem difíceis sobre você mesmo... então a verdade não lhe será negada."

"Se eu amo você, eu lhe dou tudo que tenho. Dou-lhe meu tempo, a minha dedicação, a minha bunda, o meu dinheiro, a minha familia, o meu cachorro , o dinheiro do meu cachorro, o tempo do meu cachorro, tudo. Se eu amo você, carregarei para você toda sua dor, assumirei para você, todas as suas dividas,(em todos os sentidos da palavra) protegerei você da sua própria insegurança, protegerei em você o todo tipo de qualidade que você na verdade nunca cultivou em si mesmo e comprarei presentes de natal para sua familia inteira. Eu lhe darei o sol e a chuva, e se não estiverem disponíveis dar-lhe-ei um vale de sol e um vale de chuva.Darei a você tudo isso e mais, até ficar exausta e debilitada que a única maneira que terei de recuperar minha energia será me apaixonar por outra pessoa."

"E se a gente simplesmente reconhecesse que nosso relacionamento é ruim, e mesmo assim ficasse junto? Se admitisse que a gente enlouquece um ao outro, que está sempre brigando e quase nunca transa, mas não consegue viver um sem o outro, por isso agüenta tudo? Daí a gente poderia passar a vida inteira junto... infelizes,... mas felizes por não estarmos separados."

Esses trechos me marcaram, o filme todo me marcou, mas como não posso colocar aqui todos os diálogos, frases, músicas e gestos(muita das vezes esquecidos, mas importantíssimos) coloquei alguns, assim fica o gostinho para quem ainda não assistiu/leu e uma forma de lembrança para todos que já assistiram/leram.

Fica a dica!

8 comentários:

  1. Esse filme é de muita inspiração...sempre tive vontade de fazer o que ela fez, mas nunca tive coragem.

    De qualquer forma...traz muita coisa pra reflexão...

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Bacana, Tati!

    Ótima dica... Ainda não li o livro e nem assisti ao filme, mas agora já sei que qualquer um dos dois que pintarem primeiro na minha frente, será valido, risos!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme depois de várias recomendações...
    Pra ser sincera, eu esperava mais...

    Mas vale a pena assistir naqueles dias q vc não tem o q fazer..ou quer ver um filme mais light..!
    hehehe
    :)

    ResponderExcluir
  4. Ótima lembrança Tati, visto que já tive o prazer de assistir ao filme.
    De fato não tem como se identificar com partes, se não todo ele... Pois, transmite veracidades da vida!

    Perfeito!!

    Beijos e obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. Nooossa, depois desses diálogos, com certeza, quero assistir este filme.
    Olha eu lhe sigo a algum tempo e gosto do seu blog, por isso, tem selinho pra vc no meu blog.

    Abraços,

    Malu

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vc viu que tem a versão masculina?
    Beber, jogar, f@#er". Não querendo acabar com a linda poesia do "Comer, rezar, amar" - que eu apenas li e recomendo MUITO - mas deve ser ou interessante esse livro na versão masculina... no mínimo, divertido, rs...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. eu chorei tanto nesse filme...mais tanto...

    é lindíssimo mesmo

    ResponderExcluir