sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Hoje é dia de que?


Dia internacional dos direitos humanos

Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."


'Quem sabe um dia a humanidade sai do papel..'




Dia Internacional dos Direitos Animais

A data é uma alusão à ratificação, na ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e visa chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer.


"Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Será porque falo que julgas que tenho sentimento, memória, ideias? Pois bem, calo-me. Vês-me entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembra tê-lo guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Percebes que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento.Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de aposento em aposento e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Bárbaros agarram esse cão, que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam-no vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos órgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objectivo algum? Terá nervos para ser insensível? Não inquines à natureza tão impertinente contradição."
(_Voltaire)


"Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade."
(_Leonardo da Vinci)



Dia do Palhaço

Ele arranca gargalhadas de crianças, adultos e idosos. Com roupa desengonçada, calça largada, andar atrapalhado e sapato exagerado, consegue cativar muito além das aparências, porque afinal... alegria contagia! Rosto branco e nariz vermelho se transformam em muito mais cores quando elevam o astral das multidões. Piruetas, pulos e piadas convidam o espectador a dar uma trégua ao seu mundo de preocupações para simplesmente sorrir a vida. É essa a missão dos palhaços. Com ou sem scripts, em circos, palcos, hospitais ou na rua, os palhaços tem algo em comum: fazer-nos lembrar que sorrir é ainda o melhor remédio para curar todos os males!




Eu até pensei em escrever sobre a irônia do dia do Palhaço ser justamente no dia do direito humano e animal, mas vou me conter e perder a piada porque é uma profissão linda e merece meu respeito. Não vamos misturar o palhaço com a palhaçada que é esse tipo de 'dia'.
Quando é que vamos colocar em prática tudo que se lê? Nossa, como é 'bonito', mas a realidade é tão diferente, chega a dar vergonha...
De qualquer forma não poderia deixar passar, porque apesar de tudo é bom ao menos lembrar, quem sabe de tanto cutucar as coisas não mudem.

8 comentários:

  1. Amiga, confesso que nao sabia desses dias todos... nossa, como seria mesmo bom que td isso saísse do papel... e realmente a profissao do palhaço é linda demais... e tbm mto pouco valorizada. Tanta coisa errada, ne? "andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar..."
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Dia do Palhaço anda esquecida mesma, infelizmente acho q eles perderam para o mundo virtual (games e afins)... e maltratar animais e homens hj é tão comum q parece q as pessoas se acostumaram com esses crimes ou melhor esquecem q essas atitudes são criminosas.... mas como disse a Mari não podemos perder a fé....
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Pois é Tati ontem foi um dia muito especial. É importante sempre lembrar dessa data porque foi o dia em que os nossos direitos foram "reconhecidos". E o dos animais também, mesmo que não tenha a mesma seriedade que a declaração os direitos humanos já é um passo para um futuro onde os animais tenham o direito a mesma "liberdade" que nós temos. Magnifico texto. Agora sobre o selinho. rs. Quando se ganha o selo você posta ele no seu blog, diz de quem você ganhou e indica os blogs para os quais você quer dá-lo, no minino tem de ser 4 à 5 blogs. Mas fica a teu critério. Beijo Tati. O meu msn eu vou te mandar por DM no twitter tah. :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando alguém se dispõe a falar sobre coisas importantes.
    Direitos humanos, todos nós devemos praticar e respeitar, nascemos iguais e no fim nos achamos tão diferentes.
    Não sou muito fã de animais, mas maltratar é feio demais.
    Quanto ao palhaço, ah, eu os acho tão tristes, sempre olho pra eles e me dá vontade de chorar. Estranho.


    Beijo, sua linda!

    ResponderExcluir
  5. Um dia tão importante e tão esquecido! É uma pena que as pessoas se esqueçam de comemorar o que realmente tem um valor imenso, não é?
    Lindo o seu gesto de publicar sobre esse dia, Tati. Adoro as suas palavras e o modo como você expõe as verdades.
    Grande beijo, viu?

    ResponderExcluir
  6. Adorei o jogo de ideias do teu post!

    Em relação aos Direitos Humanos, infelizmente muitas coisas ainda não sairam da bela doutrina jurídica, porém temos o livre arbítrio de coloca-los em prática ou não ... afinal o que seria daquela pessoa que chega pedindo comida em nossa casa, se nenhum de nós ajudasse?Será que o aparelho estatal ampararia sempre? É bem verdade que fazemos muito com muito pouco, isso sim, e até acho bonito isso, admiro, tenho orgulho(do povo brasileiro).

    Quanto ao dia do palhaço, ironia ou não, é uma profissão que serve para nos alegrar, e nos arrancar risos, em um mundo o qual muitas vezes faz seus próprios habitantes de reféns!

    Belo post!

    =D

    ResponderExcluir
  7. Você disse uma coisa interessante... "quem sabe de tanto cutucar a coisa não muda". Sabe, eu costumava pensar isto, mas vemos todos os dias tanta gente cutucando e nada muda que ultimamente eu estou até desistindo...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. obrigada pela visita e comentario,bom ter textos que identificam com a gente,dias atras pesquisando na internet encontramos este texto e resolvemos posta-lo pois achamos ele muito interessante e gostariamos de compartilha-lo com as pessoas. volte sempre no blog tambem estaremos sempre aqui!

    ResponderExcluir