quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Luta Contra a Aids



O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.




Dia 1º de dezembro, não podia ter uma combinação melhor, um começo/recomeço, ainda mais no mês onde comemoramos o Natal, que muitas vezes é visto apenas como uma troca boba de presentes, mas que na verdade vai muito além disso.
Natal é nascimento, é 'Vinda', é Vida...
Sou totalmente solidária a esse dia e acredito muito que quanto mais gente se juntar por essa causa, menos sofrimento irá existir. Muito fácil julgar o outro, apontar suas atitudes, dizer: "Eu avisei", difícil é estar junto, é compartilhar do sofrimento..
Chega de preconceito, ignorância, chega de se achar melhor que o outro, chega de prepotência, arrogância, podia ser você!

Sabendo um pouco mais:

Além da via sexual, existem outros meios de se contrair o HIV:
- Usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas
- Tatuagem e piercing apresentam risco pequeno, mas podem ser vias de transmissão caso haja uso de material contaminado.
- Transfusão de sangue (atenção: o perigo está em receber e não em doar sangue)
- Transmissão da mãe para o feto durante a gravidez


Leia mais


A melhor forma de se evitar é a prevenção, então, vamos ter consciência e amor pelo próximo.

"Nunca escondi que sou bissexual. A aids não é uma epidemia e ninguém pode deixar de se amar por causa dela. Vamos usar camisinhas! Vamos resistir até que encontrem a cura para essa doença".
(_Cazuza)

3 comentários:

  1. Vim aqui conhecer e desejar muito sucesso!!!!
    Pelo que vi, vc escreve mto bem e a cara do blog é bem legal!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Boa noite escrivante (uma amiga minha nos chama assim) Tati!
    Bom saber de blogueiros iniciantes como eu.
    Pois então, gostei bastante do artigo, principalmente no que se refere ao combate ao preconceito. A mídia, a instituição família e a própria instituição religiosa (como esta é polêmica, rs) são os veículos mais comuns de informação sobre AIDS e DSTs e, geralmente se esquecem de se pronunciar a favor de quem já possui o vírus. Logicamente a prevenção é o melhor remédio, todavia o que mata não é a infecção, o preconceito é mortal. Parabéns pelas palavras!
    Depois as palavras do poeta inconsequente, mas consequente que conheço: Caju!
    Pronto, já me ganhou guria, rs.
    Beijo bom e poesia.

    ResponderExcluir
  3. Escrivante Tati, o brilho é todo seu, logicamente. É que escrevendo com alma, empolga a gente. Rs.
    (Aguardando ansioso o próximo post).
    Beijo bom e poesia.

    ResponderExcluir