quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

'Ah... o Amor'


O que é o amor? (Segundo as crianças)

"Quando minha avó pegou artrite, ela não podia se debruçar para pintar as unhas dos dedos do pé. Meu avô, desde então, pinta as unhas para ela. Mesmo quando ele também está ruim da artrite."
Rebecca, 8 anos

"Amor é quando uma menina coloca perfume e um menino coloca loção pós-barba, e eles saem juntos e se cheiram."
Karl, 5 anos

"Quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente."
Billy, 4 anos

"Amor é quando você sai para comer e oferece suas batatinhas fritas sem esperar que a outra pessoa te ofereça as batatinhas dela."
Chrissy, 6 anos

"Amor é quando minha mãe faz café para o meu pai e toma um gole antes, para ter certeza que está do gosto dele."
Danny, 6 anos

"Se você quer aprender a amar melhor, você deve começar com um amigo que você não gosta."
Nikka, 6 anos

"Amar é...ficar nervoso quando a Bia passa e olha pra mim"
Giovanni - 8 anos

"Amar é... quando minha avó faz comida muito gostosa só porque eu gosto"
Flávio Ferreira - 8 anos

"Amar é...quando eu me machuco e a minha mãe coloca um curativo e nem dói"
Lucas Barreto - 7 anos



Quando se é criança tudo é tão mais mágico, o descobrir de cada dia, as brincadeiras, o frio na barriga porque o papai noel vai chegar, a fada do dente que vai passar, aquela viagem para o lugar mais perto, mas que se transforma no lugar mais longe e especial do mundo.
Seria tão bom se pudessemos demonstrar nossos sentimentos de adulto como demonstravamos quando criança, não é?
Eu falava para o meu pai: "Me abraça quanto você me ama?!" e ele me abraçava bem forte e eu dizia: "Só isso?" Eu queria ser esmagada por ele, apertada até sufocar, queria sentir que o amor dele era tão forte a ponto de não ter mais sentidos, a ponto de quebrar uma costela ou algo parecido...rs E é obvio que ele me abraçava até o ponto que ele achava seguro e isso não queria dizer que ele me amava apenas da forma que eu sentia. (Custei a entender isso)
Quando se pergunta para uma criança: "Você me ama?" ela diz: "Um tanto assim ó:" e abre os braços, mais tarde ela desenha um coração todo torto em uma folha e escreve seu nome e o dela dentro e para você aquela é a maior demonstração de amor que possa existir.
Meu Deus, em que parte da vida que perdemos isso? Em que parte da vida que começa a ser tão difícil explicar os sentimentos? Em que parte da vida dizer "Eu te amo" se transformou em tantos questionamentos: "Será que devo mesmo dizer? O que ele(a) vai achar? Mas estou me precipitando? Mas será mesmo essas as palavras que devo usar?" Me diz porque tudo não pode ser mais fácil como era quando criança, porque a gente não pode simplesmente demonstrar com um coração na mão, uma folha amassada ou um abraço apertado?
O amor é algo tão raro hoje em dia, uma pena que para algumas pessoas seja tão banal. Eu queria SIM que fosse mais fácil demonstrar, mas só se fosse de verdade, para algumas pessoas até pode ser, aquelas tais pessoas que dizer eu te amo é a mesma coisa que dizer 'tudo bem e você?" Não, não é esse tipo de amor que estou questionando, estou falando do AMOR com toda sua essência, sensibilidade, consciência e verdade.


Além de ser mais difícil de demonstrar como uma criança, é muito mais difícil sentir como ela. Peço tanto para Deus um amor assim, com a verdade, a mágia, o carinho e todo aquele encantamento, o gostar de verdade, de graça, sem porque, sem pra que, simplesmente gostar tanto a ponto de não existir palavras suficientes, um gostar tanto que o olho no olho é o maior presente, o abraço se iguala a sua cama no final de um dia estressante no trabalho, onde os defeitos não fazem a menor importância e as qualidades se multiplicam por cada minuto a mais que você está com a pessoa.
Quero sentir essa urgencia que uma criança sente quando está com medo e apenas um abraço é suficiente para que ela acredite estar 'salva' do monstro debaixo da cama, do mundo lá fora.
Quero ter essa liberdade em simplesmente sentir.
Será que ainda existe amor assim?
As vezes me pergunto se pensar/sentir/perceber a vida dessa forma não faz com que eu ME ajude a ME fazer sofrer, é tudo muito lindo, mas será que existe mesmo?
Não quero passar a vida tentando esquecer 'amores' que não deram certo, quero passar a vida lembrando de sentimentos bons como esses, quando se é inocente de tudo, existe uma mágia tão grande, um encantamento, é como estar mais perto de Deus.
Eu retiro a poeira do meu coração todos os dias, porque de fato, se ainda existe ou não, por mais difícil que possa parecer, não importa, meu coração acredita, EU ainda acredito que possa acontecer...Esse sentimento despreendido de tudo, livre de qualquer coisa ruim, sem esperar que o outro seja perfeito, mas que ele apenas te faça feliz. E quem pode me dizer o contrário?
Sonhar não custa nada, alimenta a alma e o corpo até esse amor chegar!



"O amor um dia chega"
(_Cazuza)

17 comentários:

  1. Volto logo pra ler tudo.Fique sempre a vontade. bjss

    ResponderExcluir
  2. Novamente umas palavrinhas de Caju.
    O amor é essência. Não que seja matéria.
    Lembro bem da minha infância, embora tenha sido obrigado a crescer um pouco rápido demais (o que não impede de ser criança até hoje). Brincava com amor, fazia graça com amor, fazia pirraça com amor, até chorava com amor.
    E quando minha mãe me gritava pra voltar pra casa... Não voltava, com muito amor.
    Olha, se crescer é isso aí, que as vezes eu vejo. Quero ser criança, infantil, imaturo, ou qualquer outra denominação pro resto da vida. E se minha vida for longa o suficiente, pra ver as crianças de hoje adultas que nem o mundo prega,serei um velhinho em depressão.
    "Mas ficou tudo fora do lugar..."
    Aí tudo muda.
    Beijo bom e poesia.

    ResponderExcluir
  3. O Amor é um sentimento que evolui junto com a gente.
    Me lembro do meu primeiro amor. Era uma menina da minha sala, 4ª série.
    Dei uma carta similar a essa pra ela. Fiquei tão nervoso.
    Hoje como já tô mais maduro, aprendi a conviver com o não e o sim.
    Meu amor evoluiu, junto comigo. Adorei a forma que escrevestes sobre este assunto.
    Sigo porque vou voltar aqui. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Estava lendo e a cada frase dita de criança eu tenho vivido com um amor completamente diferente de muitos que vivi. Essas aqui entao somos nos dois...
    "Amor é quando você sai para comer e oferece suas batatinhas fritas sem esperar que a outra pessoa te ofereça as batatinhas dela."
    Chrissy, 6 anos

    "Amor é quando minha mãe faz café para o meu pai e toma um gole antes, para ter certeza que está do gosto dele."
    Danny, 6 anos
    Eu provo sempre o cafe, e ele me da tudo que tem se for preciso sem desejar nada em troca.

    Mas ele recebe de mim o amor que ele deseja... Mudo o tom de voz quando falo com ele e ele parece criança também quando esta perto de mim! rsrs
    E o engraçado de tudo isto é que eu sou ja vovo! kkkkkkkkkkkk e estou igual uma adolescente.

    O amor voce vai encontrar sim, com calma ele vai surgir em seu coraçao, Alguem vai saber suprir este seu desejo, pois existem tantos que também desejam o mesmo...
    No meu blog, eu falo tanto sobre o amor! rsrsrs
    Obrigda pela sua visita em meu blog! Beijos

    ResponderExcluir
  5. nosssa perfeitooooo...ameii...parabénss pelo blog tá lindo! qdo quiser fazer uma visita ao meu fique avontade>. http://josy-rn.blogspot.com/ ..BJKAS!

    ResponderExcluir
  6. Meu anjooooooo!
    Que lindo... vc é demais, sou mais que fã!!!
    Pode ter CTZ que existe amor assim. Existe mesmo. E ele um dia chega, como diz o Cazuza... lindo texto, nao tenho nem palavras..
    Bjoooos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tati, tudo bem?
    Que bom que tenha gostado de ler os meus textos, me deixa muito feliz com isso. Foi um prazer ler os seus também e irei acompanhar a evolução dos seus sentimentos. Estou lhe seguindo.
    Grande beijo e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Tati, vim retribuir a visita! Belo texto..me fez lembrar da época de criança em que eu abria os braços e dizia:" te amo um tantão assim,óo!" Rs
    Voltarei mais vezes. Sucesso no blog. Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oi Tati vi o seu comentário lá no meu blog. Então Foi um resultado nulo da cartinha que dei para a minha amiga da 4ª série. Eu mudei de escola na semana seguinte. Eramos colegas, pós cartinha nos tornamos amigos.
    Eu hoje sou mais acertivo nesses quesitos. Beijo.. Obg pelos elogios.

    ResponderExcluir
  10. Eu AINDA acredito no amor. Eu ainda acredito como o Cazuza: um dia ele chega. Por mais que esse mundo não valorize esse sentimento tão belo. Vemos mais sentimentos ruins do que essa simples e tão importante palavra. Adorei o seu blog. Obrigada pela sua visita. Volte sempre. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Que alegria encontrar vc, seu blog e descobrir tantas coisas parecidas...Estou te seguindo e te indicando lá no meu cantinho...

    Me pegou logo de cara a imagem igual, Cazuza....sinal que somos bem parecidas!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  12. Tatiane,

    Fiquei encantada com a declaração dessas crianças sobre o amor. A visão infantil de um sentimento gigante fica tão lindamente visto que fica difícil não se emocionar. E retirar a poeira do coração é saber que tudo dentro está pronto para ser recebido com entusiasmo.

    Espero não perder contato, viu?

    Beijo imenso.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  13. Amor é difícil porque, hoje em dia, não existe amor exite apenas um apego banal e efêmero que as pessoas criam pra não morrerem sozinhas. Difícil que explora o amor.
    É triste constatar isso, mas é verdade.
    Mesmo sendo verdade, entretanto, eu vou buscar um amor sempre, porque sou assim, gosto dessas caminhadas difíceis. No fim, a água sempre tem mais sabor.

    Beijo, querida.
    Seguindo você!

    ResponderExcluir
  14. ah o amor, chega devagar, sem avisar, sem pedir licença e por ai vai, qdo nos damos conta estamos encantadas, sonhando, amando....

    adorei amiga...
    bjos

    ResponderExcluir