terça-feira, 8 de março de 2011

Os bons morrem jovens...

Não sei como começar, mas começo mesmo assim, porque na verdade eu não gostaria de saber/precisar escrever sobre isso, algo pelo qual eu também não sei o porque acontece.

A algum tempo atrás conheci um mocinho chamado Jair, ele era tão bonzinho, 21 anos, trabalhava, estudava, cuidava da irmã e da mãe, seu pai havia falecido e ele sentia muito a sua falta. Tínhamos o sobre nome igual e nos chamávamos de ‘primos’ por isso(Vai saber se não éramos de fato da mesma família, seria uma honra pra mim)

Ele me contava de suas aventuras, viagens e nos dávamos muito bem por isso, tínhamos o mesmo gosto em tudo, fazíamos planos de voltar para Trindade e ele me mostraria em qual pedra ele quase escorregou uma vez e eu bateria na pedra e diria: “Isso não se faz pedra, quase levou meu amigo daqui”.

Pois bem, Sexta senti uma vontade absurda de mandar um sms pra ele, mas sabe quando você pensa em algo e logo em seguida vem: “Ah, mais tarde eu mando ou amanhã”, mal eu sabia que o ‘amanhã’ não faria a menor diferença porque ele não leria nunca mais. Domingo entrei no meu orkut e vi algumas mensagens, depoimentos, pedidos de autorização, todos dizendo ‘Sinto Muito’, ‘Meus pêsames’, e eu não estava entendendo nada, até que um deles se referiu a ele como Jair, o tal Jair Pavaneli que eu sentia tanto carinho, admiração, o mesmo que semanas atrás estava me dizendo: “Tati, sou tio, meu sobrinho nasceu, como estou feliz”, sim, o mesmo que me dizia que preferia terminar a faculdade pra poder namorar, noivar e casar, aquele que fazia planos de ir conhecer cachoeiras, praias, trilhas e outras ‘pedras’ comigo.

As pessoas devem ter achado que eu era da família, já que tínhamos o mesmo sobre nome e estávamos no orkut um do outro, preferiria passar a vida despercebida, preferiria ter mandado aquele sms, mesmo que não fosse mudar o que aconteceu, se é que existe mesmo destino, se era pra acontecer, eu saberia que ele foi embora sabendo que eu pensava nele e eu me importava e eu não via a hora das nossas aventuras passarem da teoria para a realidade.

A história passou na televisão, nesses programas que só sabem mostrar tragédias, ele estava saindo de casa com a mãe, a irmã e o sobrinho, a família que ele tanto amava...tinha comprado o carro a pouquíssimo tempo, tinha feito um esforço danado pra comprá-lo e foi assaltado na porta de casa, mesmo não reagindo, dando a chave e deitando no chão, levou vários tiros pelas costas, a mãe e a irmã gritavam para que eles não fizessem nada com ele, que levassem o carro e pronto, mas não, eles tiveram que tirar a vida de um menino bom, trabalhador, estudioso, meigo, carinhoso, religioso, bom amigo, bom filho.

Definitivamente eu não entendo, nunca vou entender, o que passa na cabeça de alguém pra tirar a vida de um outro alguém dessa forma? Me diz? Estava drogado? Possuído? NADA justifica, meu Deus, NADA....

Eu não vou entrar nesse mérito e generalizar tudo que acontece de ruim no mundo, porque o intuito aqui é apenas homenagear uma pessoa incrível que com certeza está do ladinho de Deus nesse momento, o resto fica pra depois, um outro dia talvez, ou não, porque certas coisas é perda de tempo escrever sobre, mas vamos aguardar, nada é definitivo mesmo, só a morte.

Se eu pudesse voltar no tempo escreveria no sms “E ai priminho, quando vamos pra Trindade? Espero que esteja curtindo muito nesse carnaval, estou com saudades, beijos no seu coração”

É....esse sentimento que dá, de impossibilidade, de querer voltar em um momento e não poder, por isso que devemos prestar bastante atenção no que fazemos e no que deixamos de fazer também, não se pode voltar atrás, mas se pode mudar o agora.


É assim que vou me lembrar de você, remando sempre rumo a felicidade, a sentimentos bons, a pessoas boas. E eu sei que você não lera isso, mas eu sei que você sentirá o que estou sentindo para escrever essas palavras e isso me conforta. Agora você está remando no céu e certeza que virou um anjinho.



É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você
Que acabou indo embora
Cedo demais

Quando eu lhe dizia
Me apaixono todo dia
É sempre a pessoa errada
Você sorriu e disse
Eu gosto de você também
Só que você foi embora...
Cedo demais!

Eu continuo aqui
Meu trabalho e meus amigos
E me lembro de você
Em dias assim
Dia de chuva
Dia de sol
E o que sinto não sei dizer...

Vai com os anjos
Vai em paz
Era
assim todo dia de tarde
A descoberta da amizade
Até a próxima vez...

É tão estranho
Os bons morrem antes
Me lembro de você
E de tanta gente que se foi
Cedo demais!
E cedo demais...

Eu aprendi a ter
Tudo o que sempre quis
Só não aprendi a perder
E eu que tive um começo feliz...
Do resto não sei dizer

Lembro das tardes que passamos juntos
Não é sempre mais eu sei
Que você está bem agora
Só que neste mundo
O verão acabou.

Cedo demais!

(_Renato Russo)

13 comentários:

  1. Oi Tati, que tragédia. Somos tão vulneráveis diante de certas situações. Seu amigo com certeza é uma pessoa incrível e desejo que ele esteja amparado em algum lugar no céu. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom, Tati...

    Dizer que sinto muito. Me revoltar contra o governo e falar sobre pena de morte, não irá te ajudar em absolutamente nada. Sei como está se sentindo, pois em 2006 fiquei sabendo da morte de uma amiga da mesma maneira. Através da Internet, e foi horrível. Não há como descrever a dor. É algo que a gente sente numa intensidade tão grande, que parece que nada mais faz sentido.

    De coração, espero que o Jair se encontre em um bom plano espiritual. Onde ele possa crescer, evoluir e entender com o passar do tempo, tudo que aconteceu com ele, e o por que dele, um cara tão bacana como dito por você acima, teve um fim tão trágico. Espero que ele seja recebido e bem assessorado nessa travessia traumática e nesse desencarne violento.

    No mais... Te desejo força e serenidade. Não tenho muito pra te oferecer, nem sei como te ajudar, mas tentarei enviar boas vibrações pra você, tentando te confortar de alguma maneira, mesmo em distância. Fique bem e sinta aquele "seu" abraço ainda mais forte que o de costume.

    Fica com Deus, Tati.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei tão chateado agora com este acontecimento. Há coisas para as quais, nunca teremos o devido entendimento e aceitação...Fica aqui, então, minha indignação e lamento. Bela homenagem a um amigo, Tati.


    Bjo e força.


    wwwsinparangon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tati, a gente vira um misto de sentimentos odiosos, estranhos, incompreensíveis e inaceitáveis nesses momentos. Fica, porém, a boa lembrança e o sentimento bom guardado para sempre. Isso ninguém nos rouba, ninguém pode matar em nós. Receba o meu abraço fraterno e lhe desejo muita paz interior e muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Que tristeza. É estranho ver como a gente é suscetível a essas coisas. Do nada acontece e a gente perde o chão. Que você fique bem, a família dele também e que um dia todos vocês se encontrem, felizes. É no que eu acredito.

    Um beijo e um carinho.

    ResponderExcluir
  6. Desculpas, não sei nem o que dizer.
    Perdi a fé.

    Mas estou aqui, para um verso, um afago, um olá que for...

    Estou aqui.

    ResponderExcluir
  7. Não irei dizer belas palavras ou tentar reconfortar, pois não há remédio forte o suficiente que retire essa dor do peito de quem perde alguém. Mas te digo algo, tudo é efêmero, tudo passa, tudo morre, até a sua dor, e essa é a única certeza que tenho.

    ResponderExcluir
  8. Oi Tati,conhecia perfeitamente o Jair, desde bebe,esta tão proxima a mãe dele, quando soube da noticia que ia ter um lindo menino,que seu nome seria Jair.
    Jair corria na rua de sua casa com aqueles cabelinhos loiros de cuequinha vermelha,e com sua chupeta.....
    Infelismente não sabemos do proprosito de Deus....
    Só sei dizer para vc que o Jair era um anjo enviado por Deus e que no dia 5 de março de 2011...
    Estaria nos deixando de maneira tão tragica...
    Saudedes Jair...vc agora esta brilhando lá no céu como uma estrela....
    Deus sabe de todas as coisas....

    ResponderExcluir
  9. Dois recados:

    1. Te add no MSN =)

    2. Cuidado... Eu acredito e cobro aquele beijo que você disse que eu merecia...

    Beijo e claro aquele SEU abraço!

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha...

    Meu e-mail e MSN é o mesmo end que está na página de contato lá do blog... Tenta me add você, então. Já temos algo em comum, meu MSN é sabotador também, hahahahaha...

    Se cuida!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Talvez esse mundo não seja digno da presença dos bons...

    ResponderExcluir