segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dê um tempo para a vida...


"A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo. (_Victor Hugo)

Sempre penso no sentido da vida, nos porquês, mesmo sabendo que quanto mais perguntas tivermos, mais sem respostas ficaríamos.
Mas já pararam pra pensar no ciclo da vida como um todo, digo, da maioria das pessoas. A gente nasce, é educado(ou não) por pais, parentes, professores, temos de estudar para tirar boas notas na escola, nos esforçar para sermos bons filhos, ficamos de castigo quando fazemos algo errado, passamos por aquela fase de adolescência, todo aquele medo do desconhecido, aquela intolerância com o resto do mundo, achamos que sabemos tudo, que estamos sempre certos e que o primeiro amor vai ser eterno; Quando ouvimos: 'Você ainda vai passar muito por isso, tem muito que aprender, muitos amores ainda virão, muitos acontecimentos, pessoas, decepções' e daí você quer sumir com aquela pessoa que está te dizendo aquilo, porque o que você sente é tão intenso naquele momento que não da pra acreditar que possa existir algo 'maior' ou com mais 'verdade'.
O tempo vai passando e a gente percebe o quanto aquela pessoa estava certa e da uma vontade de voltar no tempo, de viver aquele momento de novo. Quantas vezes eu já não disse: 'Aí se eu pudesse voltar naquela época com a cabeça que tenho hoje', quem nunca pensou assim?
Estava fazendo um diagrama desses livrinhos de passatempo e a frase que se formou foi: "Juventude é uma coisa maravilhosa, que pena desperdiçá-la com jovens", achei essa frase perfeita, por todos os motivos anteriores.
Ok, passamos dessa fase, precisamos criar responsabilidades, rola aquela pressão do que você quer ser, profissionalmente falando, alguns são pressionados pelos pais, outros por si mesmos e vira uma fase crítica, cheia de indecisões, mas sempre gostei das possibilidades, a vida é isso, uma caixinha cheia de possibilidades/surpresas.
Andamos mais um pouco e começamos a trabalhar, estudar, nunca paramos...
Daí nossa vida passa a ser isso, acordar, trabalhar, estudar, dormir, acordar, trabalhar, estudar, dormir. Quando chega o dia de descansar é literalmente isso que as pessoas fazem, descansam, dormem, assistem tv, se lamentam por ter que começar tudo de novo na semana seguinte.
Então, eu fico pensando.... 'Hã'? Será que a vida é isso? Foi pra isso que nascemos? Eu não sou a dona da verdade, aliás, eu não sou nem amiga da dona, mas eu tenho minhas crenças e eu acredito que não deva ser assim, pelo menos pra MINHA VIDA, eu não quero que seja.
Acredito muito que estamos aqui para somar a vida um do outro, fazer o bem, aprender sentimentos diferentes, buscar momentos nunca vividos, conhecer pessoas diferentes, de mundos diferentes, gostos diferentes, pegar um pouquinho pra si, deixar um pouquinho de si.
Não estou dizendo que é fácil, que devemos simplesmente parar de estudar, trabalhar e viver apenas para o bem, fazendo trabalhos voluntários e vivendo de 'luz' para tentar ser uma pessoa melhor(e o que de fato, te transformaria em uma pessoa melhor?!?), não é isso, estou apenas abordando o fato de que eu não acredito ser APENAS para isso que estejamos aqui, não pode ser, deve existir algo maior, um propósito.
A gente arruma um jeito pra tudo, nosso 'dever' de cada dia, mas para si mesmo as vezes é tão difícil arrumar um tempinho, pro outro então nem se fala, é tudo muito mecanizado. Encontro com a família, amigos, é tudo tão difícil, você marca, marca e nunca dá certo, porque somos tão indisponíveis quando se tratam das pessoas ao nosso redor, aos momentos que deveriam ser bons e nunca são por falta de 'tempo'. É preciso criá-lo, não é possível que vamos passar o presente que é a vida dessa maneira, nos encontrando apenas quando alguém morre, nos procurando apenas quando precisamos de algo.
"Muitas vezes não temos tempo para dedicar aos amigos, mas para os inimigos temos todo o tempo do mundo." (_Leon Uris)
Definitivamente não é assim que quero e vou viver minha vida.
Quando existe vontade, dá para se fazer tudo...O tempo não para, mas ele se faz, sempre digo que ele é meu melhor amigo, porque de fato, ele apaga o sofrimento e deixa a saudade, ele faz com que as pessoas colham aquilo que semeiam, ele faz com que aprendamos, com que os momentos ruins passem, ele faz o inverno virar primavera... Então, porque ele não pode te dar um 'tempinho' a mais para que você possa viver além da sua rotina? Pra que você possa enxergar além do que faz todos os dias, sair da mesmice, fazer a diferença na vida de alguém, não deixar que seus amigos te esqueçam, que sua família fale de você como alguém importante, porém, distante.
O amor dá sentido pra minha vida, meus amigos, minha família, meus gostos, minha fé, o tempo que 'arrumo' para aqueles que amo e que me amam. Tudo isso dá sentido pra minha vida, sentido é diferente de 'porquês', por não precisar de respostas, apenas de sentimento.
O que dá sentido pra sua vida?
A vida é tão curta, vamos criar mais possibilidades e viver de uma forma diferente do que a maioria das pessoas que acham que vivem, mas no lugar do coração existe um programador, desses com bateria; chega uma hora que não tem mais como carregar.

"Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(_Cora Coralina)

10 comentários:

  1. LindO POst Realmente
    Nos msm Encurtamos a vida:

    Amei Seu Blog
    estou seguindo
    mne segue Tbm

    Beijos Cor de rosa...!

    hppt://marcellyrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. seja-se com o tempo... e faça dele a sua melhor primavera.

    um beijo.

    ps: blog digno de se deliciar.
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Suas reflexões sempre são muito fecundas, Tatiane! Eu acredito que vivemos primordialmente como seres gregários e em coletividade sempre queremos transformar a realidade, participando ativamente da vida em comum. Só que atualmente, tudo está tão indivicdualizado e competitivo, que o outro passou a ser obstáculo em vez de um a mais nesse trajetória. Isso nos angustia a alma inquieta e nos deixa assim, perplexos diante de um tédio que vai se instalando inexoravelmente. Gostei muito. Meu abraço, Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Você volta e já arrebenta desse jeito? Acho que vou tirar férias também pra ver se minha inspiração volta, rs.

    Olha, concordo com tudo, mas te digo que a gente já tem incutido em nós o propósito de nossa vinda e, não, não é difícil encontrar essa resposta - aliás, a única resposta que a gente deve procurar. Fecho os olhos todos os dias e vejo que eu poderia ter me perdido em tristeza, em dor, em choro, mas um dia eu decidi sorrir e hoje até irrito com essa mania, rs.


    Achar-se é fácil, lidar-se são outros quinhentos.
    Espero que o seu propósito seja encontrado e que você o faça com sucesso.


    Aquele beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  5. O tempo é o momento presente!

    E nada mesmo justifica nessa vida se "não tocamos o coração das pessoas... isso não é coisa de outro mundo, é o que dá SENTIDO a vida"...

    Como diz Clarice... "ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca"

    Gosto tanto desse poema dela que até fiz uma brincadeira minha no movie maker com ele:
    http://www.youtube.com/watch?v=b3brln-KtbM

    Beijos e cainhos...

    ResponderExcluir
  6. A vida tem o sentido que a gente dá...
    O que a sociedade vive, é resultado da sua história...
    Infelizmente, não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos, no momento que gostaríamos, devido à algumas obrigações e necessidades...o importante, então, é tentar tirar proveito do que isso te oferece de bom!

    Beijinhos! :*

    ResponderExcluir
  7. Nós acabamos perdendo um tempo pra lá de precioso sofrendo tanto e por muitas coisas que apenas NÓS sofremos. É foda! E o tempo não volta, né? O tempo não pára, como diria Cazuza, e nós simplesmente, estagnamos em algum canto escuro e desolador onde optamos por não viver. E não podemos abaixar a cabeça e aceitar isso.

    Então...

    VIDA!!!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto e a citação da Cora é perfeita!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Belíssima reflexão... contagiante. A gente lê isso e dá vontade de largar tudo e sair por aí devorando a vida!

    Aliás, seu texto mostra bem a diferença entre viver e respirar. Pois viver é muito mais do que apenas estar vivo.

    ResponderExcluir
  10. Lindo post!!
    Pra que cinco sentidos, se na vida, nada faz sentido?

    ResponderExcluir