domingo, 26 de dezembro de 2010

Boas Festas...


Adoro as luzes da árvore de natal, gosto de deitar no chão ao lado e sentir o reflexo das cores nos meus olhos já fechados, fico imaginando que cor tomou meu rosto em cada piscada, crio na minha mente uma sinfonia e se me concentrar consigo até escutar...Mas isso apenas se encaixa na lista de 'pequenas coisas' e que fazem a diferença em certos momentos, não existem significados ou nada em especial, pelo menos não para mim. O especial mesmo é aquilo que sentimos quando se aproximam datas como o natal, a sensíbilidade, a generosidade, o calor humano, tudo fica mais em evidência e isso se deve a que? EU acredito que seja a comemoração do nascimento de Jesus e que por relembrarmos o amor dele por nós faz com que enchemos nossos corações a ponto de transbordar e assim ter vontade de dar muito amor em troca, a tudo, a todos...
E mesmo aqueles que não acreditam, tenho certeza que sentem esse amor, essa 'coisa' especial.


Não julgo as pessoas que fazem dessa 'festa' apenas trocas de presentes, sem muito significado, cada um comemora do seu jeito, com a sua crença...como e com quem desejar. Estou aqui apenas para falar que eu passei um natal muito lindo esse ano. Existem momentos que não tem dinheiro no mundo que compre. Presenciei cada olhar de gratidão, esperança, cada sorriso de criança, quantas bolas que significaram o futuro, quantos bamboles que significaram o mundo. Fiquei tão feliz comigo e tão grata por tanto aprendizado. O que existe por trás de toda essa ação é o que me 'move' e o que me faz acreditar no mundo, acreditar em mim mesma.
Só quem esteve comigo neste dia para entender, mas queria apenas deixar registrado aqui que foi o natal mais emocionante da minha vida e eu só tenho a agradecer! Quem disse que o papai noel precisa ser velhinho, ter barba e ser barrigudo? O papai noel se molda ao corpo daquele que sai de suas casas, do conforto, do quentinho, da mesa farta, deixa sua própria família e sai feliz da vida, sorrindo a toa, abrindo o 'saco' para aqueles que esperam o ano inteiro por um sorriso, um abraço apertado, um carinho, um olhar diferente...Que Deus me de muita saúde e disposição para que todo ano eu consiga fazer parte disso, não só no natal, mas durante o ano inteiro.

"Se a gente é capaz de espalhar alegria, Se a gente é capaz de toda essa magia, Eu tenho certeza que a gente podia.. Fazer com que fosse natal todo dia.."


Desejo a todos boas festas, mesmo um pouco atrasada, desejo que exista 'amor para recomeçar' SEMPRE, que Deus esteja na vida de cada um de vocês, mesmo daqueles que não acreditam, desejo que o bem sempre vença o mal, que as dores cessem, que a paz permaneça, que a amizade cresça, que a gentileza nunca seja demais, que os namorados sejam cada dia mais apaixonados, que os solteiros encontrem o amor, que o ser humano comece o ano que nada mais é que um dia após o outro, mas com um significado diferente, uma esperança de dias melhores, uma forma de deixar para trás as coisas ruins, começar de novo, não deixa de ser apenas mais um dia, mas o que ele simboliza pode mudar vidas.. então, acredite MESMO que seja um começo, que as coisas ruins podem melhorar, que você pode além de parar de fumar, emagrecer, estudar mais, dormir mais cedo, viajar mais, sair mais e toda aquela 'lista' que pelo menos uma vez na vida todos nós fazemos, além de tudo isso possamos enchergar o mundo com mais consciência, tratar as pessoas da forma que elas merecem, tentar escutar mais o outro, julgar menos, abrir os olhos para as injustiças, lutar pelo o que acredita, o ano é apenas mais um, mas o que você pode transformar nele e em todos da sua vida inteira só depende de você. São seus gestos, sua boca, seus olhos, seus sonhos, é a forma que você corre atrás e faz com que as coisas aconteçam.

Um maravilhoso 2011 para todos nós!

"A vida é maravilhosa, mesmo quando dolorida. Eu gostaria que na correria da época atual a gente pudesse se permitir, criar, uma pequena ilha de contemplação, de autocontemplação, de onde se pudesse ver melhor todas as coisas: com mais generosidade, mais otimismo, mais respeito, mais silêncio, mais prazer. Mais senso da própria dignidade, não importando idade, dinheiro, cor, posição, crença. Não importando nada."
(_Lya Luft)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Medo de relacionamentos...


“O maior medo das mulheres é o de relacionamentos”

Para o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, os medos de se relacionar e o da violência urbana são os que mais afligem as mulheres.

Qual é o maior medo feminino hoje?
Com base nos meus atendimentos, acho que é o de relacionamentos, algo cada vez mais comum entre as mulheres. Este medo fica justamente no meio do caminho entre o medo fantasioso e a fobia. Acredito que há uma dificuldade grande de estabelecer relações, um medo da entrega e do relacionamento acabar. Em geral, nesses casos, a pessoa tem uma fragilidade enorme, que faz com que ela deposite no outro expectativas enormes, como se a pessoa fosse capaz de atender todos os desejos imaginados. Com medo do abandono, de não ser completamente correspondida, muitas mulheres acabam ficando sozinhas.

Nesses casos, a mulher nem chega a iniciar o relacionamento?
Muitas vezes ela nem começa por medo do abandono, quando ela percebe que determinada situação pode evoluir para um relacionamento afetivo, começa a fugir, sofre e fica solitária. Ampliado um pouco, este é um medo de viver uma relação enquanto ela for boa e durar, sem fazer tantas expectativas. Mas o raciocínio que o inconsciente acaba fazendo é terrível: ‘é melhor eu ficar sozinha do que ser abandonada depois’. O abandono e a rejeição têm uma conotação emocional muito grande. Se isso está no inconsciente, a mulher pode inventar artefatos para que a relação não dê certo, para se proteger, ou seja, ela já entra blindada no relacionamento.



Porque algumas pessoas tem medo de se envolver? De se apaixonar? Deixar de ser singular...
Uma vez me disseram que toda essa conversa de medo era mentira, que quando alguém está realmente a fim de um outro alguém, apaixonado, encantado ou o que for, não importa absolutamente nada, ela vai ficar com você e não há medo no mundo que impeça essa relação.
Mas, posso dizer pelo menos por mim que não é bem assim, o medo existe sim e é muito mais comum do que se possa imaginar.
Sinto como se fosse uma fuga, se não me envolvo consequentemente não sofro. E esse pensamento gera um ciclo vicioso e por mais que você queira absurdamente, estupidamente e loucamente encontrar a pessoa da sua vida, mesmo assim algo te breca de uma maneira que talvez seja o único impecilho pelo qual essa pessoa não chegue.

"A verdade é que todo mundo vai te machucar, você só tem que escolher por quem vale a pena sofrer."
(_Ayrton Senna)

O medo é cruel, ele paralisa, é como se fosse uma sirene disparada que você não consegue desligar.
Acredito muito que isso deva ser trabalhado e jogado em uma lata de lixo bem longe....Mas como mudar uma sensação de uma vida inteira em pouco tempo? Existe todo um processo.
A quem culpar? A mim mesma? Aos homens que já passaram em minha vida e brincaram com coisa séria, que iludiram, maltrataram e não se importaram com os sentimentos, com a amizade, o amor e tudo o mais de bonito que você ofereceu..?
Falando assim parece conversa de um coração machucado, mas não, é conversa de um coração cansado mesmo, um coração pedindo ajuda, um coração que tem tanto amor para dar e não encontra e não se deixar encontrar...Ironias da vida!
Vai ver eu ainda estou esperando o tal amor de criança que ainda não chegou. De repente quando chegar o medo vai cessar e tudo isso vai fazer parte de um passado um pouco sofrido, confesso, mas que serviu para que eu preparasse meu coração, como se prepara um quarto na noite de núpcias, para que seja tudo tão perfeito e só existam boas lembranças...
Estou ficando cansada dessa espera, mas o bom é saber que a cada dia que passa guardo mais amor para te dar 'menino', que talvez nem conheça ainda.


"Me olhe, me toque, me diga qualquer coisa. Ou não diga nada, mas chegue mais perto. Não seja idiota, não deixe isso se perder."
(Caio Fernando Abreu)

Há em mim uma sede de infinito...


"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade… sei lá de quê!"
(_Florbela Espanca)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Água Viva


"...Para me refazer e te refazer volto a meu estado de jardim e sombra, fresca realidade, mal existo e se existo é com delicado cuidado. Em redor da sombra faz calor de suor abundante. Estou viva. Mas sinto que ainda não alcancei os limites, fronteiras com o quê? Sem fronteiras, a aventura da liberdade perigosa. Mas arrisco, vivo arriscando. Estou cheia de acácias balançando amarelas, e um senso de tragédia, adivinhando para que oceano perdido vão os meus passos de vida. E doidamente me apodero dos desvãos de mim, meus desvarios me sufocam de tanta beleza. Eu sou antes, eu sou quase, eu sou nunca. E tudo isso ganhei ao deixar de te amar...."
(_Clarice Lispector)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Selinhos...


Sou nova nesse mundo 'blogueiro', mas Deus é tão bom comigo que me faz conhecer pessoas especiais sempre, não importando o 'meio', então, como não poderia ser diferente, conheci muita gente especial nesse pouco tempo escrevendo aqui.
Recebi três selinhos(que na verdade eu não entendia muito bem o que significava) e fiquei muito feliz com esse carinho e reconhecimento.

O primeiro selinho foi do Marcos Aquino


O segundo selinho foi da Vanessa


O terceiro selinho foi da Tamires Buliki


Como o último selinho pede que eu indique 10 pessoas e escreva 10 coisas curiosas sobre mim, vou aproveitar e indicar os 3 selos para os respectivos blogs:


Na verdade gostaria de indicar todos aqueles que de uma forma ou de outra se identificam com a minha escrita(que são apenas sentimentos). Muito bom saber que existem pessoas que compartilham dos mesmos 'sonhos' e 'realidades', acredito muito que as almas se reconhecem e aqui é um meio delas se reconhecerem através do que realmente importa.
Esses dias conversando sobre o blog com o Felipe,(um menino fora de série) fui presenteada com esse pensamento: "Lá é o seu espaço, é a sua área de construção. As pessoas entenderão o que elas tiverem pra assimilar com as próprias vidas delas. É esse o trabalho das palavras, ligar as pessoas."
Achei o máximo porque é exatamente isso que penso, aliás, é absurda a forma com que você "encontra" pessoas que pensam como você e em algum momento expressam coisas que talvez você não consiga e vice versa, muito bom compartilhar os pensamentos, os sentimentos, as dúvidas, os medos, é bom saber que você não está sozinho.
Estou sempre disposta a conhecer pessoas, sou louca pelo ser humano e é bom demais saber que existem tantas delas, sensíveis, conscientes e humanas no mundo. Nós temos o costume de na maioria das vezes falar apenas sobre as coisas ruins e esquecemos de falar das coisas boas e pessoas do bem(eu mesma faço muito isso, gera mais assunto, né?) mas precisamos mudar isso, porque de fato só vamos ter esse 'encontro' quando falarmos de coisas compátiveis e eu quero encontrar apenas pessoas positivas. A essas pessoas, meu muito prazer, sempre.


Quanto as curiosidades, vamos lá:

- Tenho medo de escuro, mas quando durmo na casa de alguém consigo superar esse medo...coisa estranha!
- Sou apaixonada pela natureza, amo torrar no sol, tomar banho de mar de dia/noite
- Amo tatuagens, tenho 4, por enquanto rs (inclusive uma delas é o nome que dei ao meu blog, já tenho ela a alguns anos..)
- Sou ciumenta, as vezes birrenta...
- As músicas da minha vida são: Black - Pearl Jam e Wish you were here - Pink Floyd
- Danço no chuveiro, na frente do espelho, na areia da praia, dentro do mar/piscina, em qualquer lugar que não tenha muito espectadores...rs mas gosto quando tem também. (Vai entender..)
- Sou Corinthiana, Apostólica Romana
- Romantica, acredito em principe encantado
- Louca de pedra pela minha família e amigos
- Adoro fazer massagem, prefiro fazer do que receber

Prontinho, espero que vocês também façam, não sei se essas curiosidades são tão curiosas assim rs mas procurei escrever o que vinha na cabeça, sem pensar muito. Acho que vale mais assim.

Até o próximo pensamento/sentimento...

"Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra"
(_Caio Fernando Abreu)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Uma história/declaração de amor...


'- Vó, a senhora ainda precisa me ver casar, não me da mais esses sustos, se não quando o meu futuro marido chegar eu já vou ter enfartado mil vezes, meu coração vai estar todo estragadinho....
- Mas se eu pudesse te guardar em um potinho..........'

Sempre foi muito presente na minha vida, medo de perder o horário do médico, medo de perder uma chance, medo do meu time perder um jogo, medo de eu mesma perder em um jogo, medo de perder a carteira, medo de perder o juízo, medo de perder a cabeça...
Há dois dias atrás senti o maior medo da minha vida até hoje e olha que já tive tantos medos, já passei por tantas provações, quem sabe algum dia eu conte algumas dessas situações aqui. Agora, queria simplesmente entender como pode amarmos tanto alguém dessa maneira? Chega até doer, não estou falando do amor entre homem e mulher(esse, nessas proporções eu ainda não senti) Estou falando do amor fraterno, materno, amor de sangue, alma. Sempre soube que a minha avó é a mulher da minha vida...meu espelho, minha estrela guia, meu orgulho, meu chão, a melhor parte de mim, minha mãe chega a ter ciumes(Não deveria, pois sinto o mesmo por ela) Eu morreria pelas duas, aliás, eu morreria por todos que eu amo. Como diz Martin Luther: "Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, então você não está pronto para viver". Que ótimo estar pronta para viver.
Porque a gente mede o tamanho do nosso amor em momentos assim? Quando nos deparamos com a possibilidade de nunca mais ter aquela pessoa do seu lado, quando um olhar é a coisa mais urgente que possa existir. Eu precisei, preciso e vou precisar sempre desse olhar.
Tento ser uma pessoa bem resolvida espiritualmente, mas quando o assunto é 'perda' eu me fecho em um vazio, em um buraco sem fim, minha cabeça e meu coração não aceitam, não compreendem o porque, é muito injusto que você se separe dessa maneira de quem se ama. Nossa, sempre fui muito cruxificada em relação a esse pensamento. Quantos bombardeios!
" - Mas você não acredita em Deus"
" - Mas você só vai evoluir espiritualmente o dia que aceitar"
" - Mas você não busca um conhecimento sobre o assunto"
" - Mas você precisa aceitar porque essa é a unica certeza que temos"
Mas.....NADA, eu tenho o direito de achar essa certeza cruel e injusta. Eu não acredito pouco em Deus, eu acredito MUITO, mas eu tenho o direito de sentir dessa forma. Sempre foi assim, lembro até hoje de quando meu vôzinho faleceu, lembro do semblante dele, lembro do meu medo e da depressão, do escuro que a minha vida se transformou.
Sentir saudade de alguém que já se foi é normal, mas sentir saudade de quem está aqui, do seu lado, só de olhar e ter medo de perder....de fato, não é algo saudável, mas o que posso fazer se meu amor é assim? extremo, máximo, inteiro, intenso, absoluto...
Não procure meu amor no topo de qualquer montanha, mas sim na maior delas...
De fato, existem pessoas que conseguem lidar melhor com isso, mas tento não me julgar, eu sou assim, eu sou apegada a tudo que amo de forma tão intensa que não consigo me desligar, não consigo que o amor seja só no plano espiritual, preciso muito pegar e ser pegada, preciso escutar a respiração(quantas vezes passei noites e noites a olhando dormir, esperando para ver uma respiração mais profunda e assim dar um sorrisinho e conseguir dormir melhor)
Nossa, que pessoa louca, deu medo de mim? rs
Não vou camuflar meus momentos, minhas manias, meus sentimentos, tudo aquilo que acredito. Fiz esse canto justamente para isso, não precisar fazer tipo, nem mostrar aquilo que não sou.
Não acho que estou certa, aliás, me acho a mais egoísta por sentir tudo isso, pois sempre digo que quero ir antes de todos que amo.
Esse é um papo 'brabo' demais, bem cinza e eu não gosto dessa cor, pelo menos não para minha vida. Mas precisava desabafar aqui, foi um momento difícil
Sou forte quando se trata da minha dor, da dor pessoal da Tati, da dor do corpo, do coração....aquela dor que eu mesma ajudei a ter...mas sou a mais fraca quando se trata da dor causada pelo outro, não, por favor, me livra disso!
Eu sou fã incondicional das pessoas que perdem entes queridos e conseguem continuar suas vidas, que falam com uma convicção "vamos nos encontrar novamente" e essa simples frase te traz serenidade, tranquilidade.
Mas apesar de tudo isso, de todo esse sentimento exposto, é óbvio que eu sei que Deus sempre da forças, quando a gente acha que não vai suportar, ele te ajuda a superar e você consegue passar por cima e ser ainda mais forte depois de tudo. Sei que faz parte da vida, sei que preciso aceitar, mas me dou esse direito, saber é mais fácil que sentir, sou humana e é assim que percebo esse assunto, pode ser que daqui um tempo eu veja de outra forma, a gente evolui e eu quero, quero muito evoluir quanto a isso.


Ela é a melhor em tudo que faz....em tudo que é, a melhor amiga, a melhor cozinheira, o melhor abraço, o melhor sorriso, o melhor bolo de cenoura, a melhor roupa passadinha, o melhor carinho, o melhor conselho, a melhor médica, a melhor acompanhante, o melhor feijão com arroz, a melhor ida ao zoológico, a flor mais bonita, o olhar mais puro, a cor do olho mais linda, ela é meu lado mais forte, aquele que fala mais alto, que acorda cedinho e faz café quentinho, minha consciência, meu porto seguro, a chuva em dias quentes, o sol em dias frios, a grama verdinha, o cheiro de bolo no forno, a tinta no cabelo bem passadinha. Ela é tudo que eu procurar, sempre vou encontrar....
Nesse momento ela está onde nunca deveria ter saido, em casa, do meu lado, em todos os lados, onde meus olhos podem ver, minhas mãos podem tocar, minha alma pode sentir...
Pronto, agora está tudo bem!

A vida inteira para descrever a senhora, vó. Eu te amo além de tudo isso, além de toda essa matéria, mas por favor, faz o possível para ficar comigo o mais tempo que puder, por amor...me aguenta para sempre.


'Amor que não se mede, amor que não se pede, que não se repete....Amor'

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Hoje é dia de que?


Dia internacional dos direitos humanos

Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."


'Quem sabe um dia a humanidade sai do papel..'




Dia Internacional dos Direitos Animais

A data é uma alusão à ratificação, na ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e visa chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer.


"Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Será porque falo que julgas que tenho sentimento, memória, ideias? Pois bem, calo-me. Vês-me entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembra tê-lo guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Percebes que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento.Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de aposento em aposento e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Bárbaros agarram esse cão, que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam-no vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos órgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objectivo algum? Terá nervos para ser insensível? Não inquines à natureza tão impertinente contradição."
(_Voltaire)


"Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade."
(_Leonardo da Vinci)



Dia do Palhaço

Ele arranca gargalhadas de crianças, adultos e idosos. Com roupa desengonçada, calça largada, andar atrapalhado e sapato exagerado, consegue cativar muito além das aparências, porque afinal... alegria contagia! Rosto branco e nariz vermelho se transformam em muito mais cores quando elevam o astral das multidões. Piruetas, pulos e piadas convidam o espectador a dar uma trégua ao seu mundo de preocupações para simplesmente sorrir a vida. É essa a missão dos palhaços. Com ou sem scripts, em circos, palcos, hospitais ou na rua, os palhaços tem algo em comum: fazer-nos lembrar que sorrir é ainda o melhor remédio para curar todos os males!




Eu até pensei em escrever sobre a irônia do dia do Palhaço ser justamente no dia do direito humano e animal, mas vou me conter e perder a piada porque é uma profissão linda e merece meu respeito. Não vamos misturar o palhaço com a palhaçada que é esse tipo de 'dia'.
Quando é que vamos colocar em prática tudo que se lê? Nossa, como é 'bonito', mas a realidade é tão diferente, chega a dar vergonha...
De qualquer forma não poderia deixar passar, porque apesar de tudo é bom ao menos lembrar, quem sabe de tanto cutucar as coisas não mudem.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"...Tô aí e estou aqui. Estou atenta. Estou dentro. Estou me vendo. Estou tentando. Estou querendo..."


"Tô nem aí pro futuro, pra celulite, tô nem aí para queixas datadas, tô nem aí pro telefone mudo, pros surdos, pro preço do combustível, tô nem aí se vai chover amanhã, se o presidente vai viajar, se vai voltar, tô nem aí.

Pra discussão sobre maioridade penal, violência e barbárie, tô aí. Pro fim desta impunidade que incrementa a bestialização das nossas vidas, tô muito aí.

Tô nem aí pros especuladores da vida alheia, pro Schwarzenegger, pros índices de audiência, tô nem aí se fui convidada ou preterida, quem é a primeira da lista, a segunda, a última, tô nem aí pro novo namorado da Nicole, pras declarações da Luana, quem é gay ou não, com silicone ou sem, se é virgem, se é rodada.

Pros sentimentos das pessoas, tô aí. Para seus desejos e dúvidas, para seus medos e ousadias, tô aí. Para tudo aquilo que tem consistência, para tudo aquilo que nos comove, para o leve e o denso, para a alegria genuína e para o luto, tô aí, sim.

Tô nem aí para quantas calorias tem um bife, tô nem aí pra corrida espacial, se há vida após a morte, tô nem aí pro carro do ano, pra musa do próximo verão, pro gol mais bonito do domingo, pra manchete da capa de amanhã.

Para a grosseria e a falta de delicadeza que corrói as relações, tô aí. Para a brutalidade das pessoas, pro egoísmo, pra falta de educação e civilidade, para todos que possuem uma nuvem preta acima da cabeça e a carregam pra onde quer que vão, tô aí e me dói profundamente.

Tô nem aí pro que foi decidido na reunião de condomínio, na reunião de cúpula, na reunião de mães, nas reuniões que duram mais de dez minutos, tô nem aí pro salário dos outros, pras novas tendências, pra cotação das minhas ações no mercado externo.

Tô aí pra alguns, pros meus. Tô aí e estou aqui. Estou atenta. Estou dentro. Estou me vendo. Estou tentando. Estou querendo. Estou a postos só para o mínimo, o máximo. Para o que importa mesmo. Para o mistério. A verdade. O caos. O céu. O inferno. Essas coisas.

No mais, tô nem aí. Refrão e desabafo."

(_Martha Medeiros)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sem preconceitos...


Recebi essa história por e-mail, mesmo sendo bem antiga(2004) resolvi colocar aqui, a principio só a imagem falaria por si só, mas vou colocar a história que recebi e depois a história que pesquisei.

"Num Zoológico na Califórnia essa Tigresa deu cria a 3 tigrinhos que infelizmente não resistiram as complicações da gravidez e morreram logo após o nascimento.
A Mãe-Tigresa depois de se recuperar do parto, começou a piorar seu estado de saúde, mesmo que fisicamente ela estivesse bem.
Os veterinários sentiram que a perda da cria causou uma profunda depressão na tigresa.
Os médicos decidiram que se a tigresa adotasse a cria de uma outra mae, talvez melhorasse.
Após checar com vários zoológicos pelo país, tiveram a triste noticia de que não havia nenhuma cria de órfãos tigrinhos na mesma idade para levar para a mãe tigresa.
Os veterinários então decidiram tentar algo que nunca teria sido tentado antes em um zoológico.
Às vezes a mãe de uma espécie cuida dos filhotes de uma diferente espécie.
Os únicos órfãos que puderam ser encontrados rapidamente foram as crias de uma porquinha.
Os funcionários do Zoológico e os veterinários revestiram os porquinhos em pele de tigre e colocaram os bichinhos ao redor da mãe tigre.
Eles virariam a cria da tigresa ou lombinho???"


Realmente, independente da história, só essa imagem falaria por si só, mas........... A pessoa curiosa aqui não aguentou e foi pesquisar para saber se esses porquinhos realmente não viraram lombinho.
Eis que achei uma história um pouquinho diferente, mas que não menospreza o fato de que porquinhos indefesos realmente estavam em cima de uma tigresa, de uma forma carinhosa e todos os adjetivos que possam existir. E se isso foi possível, quem somos nós para sentirmos tanta discriminação com o próximo, ter tantos preconceitos porque fulano ou sicrano é muito diferente, tem uma vida muito diferente, uma cor muito diferente, um biotipo muito diferente, se veste muito diferente.
Podemos sim viver em paz e harmonia com o outro, mesmo com as nossas diferenças...


A história real em si se passa em um jardim zoológico na Tailândia. A tigresa não estava em depressão, foi apenas uma proposta de atrair e encantar os turistas. Apesar de ser extremamente contra usarem animais para esse tipo de coisa (não ía em circos por isso) não podemos deixar de reconhecer que não importa a finalidade(neste caso), mas sim a lição que nos é proposta. (Mas a proposta só vale para pessoas sensíveis, que enxergam além do que vêem simplesmente.) Se os animais conseguem ter um relacionamento de sucesso, mesmo com toda essa gritante diferença, porque nós não, seres humanos?
Fica a dica!




"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(_Nelson Mandela)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

'Ah... o Amor'


O que é o amor? (Segundo as crianças)

"Quando minha avó pegou artrite, ela não podia se debruçar para pintar as unhas dos dedos do pé. Meu avô, desde então, pinta as unhas para ela. Mesmo quando ele também está ruim da artrite."
Rebecca, 8 anos

"Amor é quando uma menina coloca perfume e um menino coloca loção pós-barba, e eles saem juntos e se cheiram."
Karl, 5 anos

"Quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente."
Billy, 4 anos

"Amor é quando você sai para comer e oferece suas batatinhas fritas sem esperar que a outra pessoa te ofereça as batatinhas dela."
Chrissy, 6 anos

"Amor é quando minha mãe faz café para o meu pai e toma um gole antes, para ter certeza que está do gosto dele."
Danny, 6 anos

"Se você quer aprender a amar melhor, você deve começar com um amigo que você não gosta."
Nikka, 6 anos

"Amar é...ficar nervoso quando a Bia passa e olha pra mim"
Giovanni - 8 anos

"Amar é... quando minha avó faz comida muito gostosa só porque eu gosto"
Flávio Ferreira - 8 anos

"Amar é...quando eu me machuco e a minha mãe coloca um curativo e nem dói"
Lucas Barreto - 7 anos



Quando se é criança tudo é tão mais mágico, o descobrir de cada dia, as brincadeiras, o frio na barriga porque o papai noel vai chegar, a fada do dente que vai passar, aquela viagem para o lugar mais perto, mas que se transforma no lugar mais longe e especial do mundo.
Seria tão bom se pudessemos demonstrar nossos sentimentos de adulto como demonstravamos quando criança, não é?
Eu falava para o meu pai: "Me abraça quanto você me ama?!" e ele me abraçava bem forte e eu dizia: "Só isso?" Eu queria ser esmagada por ele, apertada até sufocar, queria sentir que o amor dele era tão forte a ponto de não ter mais sentidos, a ponto de quebrar uma costela ou algo parecido...rs E é obvio que ele me abraçava até o ponto que ele achava seguro e isso não queria dizer que ele me amava apenas da forma que eu sentia. (Custei a entender isso)
Quando se pergunta para uma criança: "Você me ama?" ela diz: "Um tanto assim ó:" e abre os braços, mais tarde ela desenha um coração todo torto em uma folha e escreve seu nome e o dela dentro e para você aquela é a maior demonstração de amor que possa existir.
Meu Deus, em que parte da vida que perdemos isso? Em que parte da vida que começa a ser tão difícil explicar os sentimentos? Em que parte da vida dizer "Eu te amo" se transformou em tantos questionamentos: "Será que devo mesmo dizer? O que ele(a) vai achar? Mas estou me precipitando? Mas será mesmo essas as palavras que devo usar?" Me diz porque tudo não pode ser mais fácil como era quando criança, porque a gente não pode simplesmente demonstrar com um coração na mão, uma folha amassada ou um abraço apertado?
O amor é algo tão raro hoje em dia, uma pena que para algumas pessoas seja tão banal. Eu queria SIM que fosse mais fácil demonstrar, mas só se fosse de verdade, para algumas pessoas até pode ser, aquelas tais pessoas que dizer eu te amo é a mesma coisa que dizer 'tudo bem e você?" Não, não é esse tipo de amor que estou questionando, estou falando do AMOR com toda sua essência, sensibilidade, consciência e verdade.


Além de ser mais difícil de demonstrar como uma criança, é muito mais difícil sentir como ela. Peço tanto para Deus um amor assim, com a verdade, a mágia, o carinho e todo aquele encantamento, o gostar de verdade, de graça, sem porque, sem pra que, simplesmente gostar tanto a ponto de não existir palavras suficientes, um gostar tanto que o olho no olho é o maior presente, o abraço se iguala a sua cama no final de um dia estressante no trabalho, onde os defeitos não fazem a menor importância e as qualidades se multiplicam por cada minuto a mais que você está com a pessoa.
Quero sentir essa urgencia que uma criança sente quando está com medo e apenas um abraço é suficiente para que ela acredite estar 'salva' do monstro debaixo da cama, do mundo lá fora.
Quero ter essa liberdade em simplesmente sentir.
Será que ainda existe amor assim?
As vezes me pergunto se pensar/sentir/perceber a vida dessa forma não faz com que eu ME ajude a ME fazer sofrer, é tudo muito lindo, mas será que existe mesmo?
Não quero passar a vida tentando esquecer 'amores' que não deram certo, quero passar a vida lembrando de sentimentos bons como esses, quando se é inocente de tudo, existe uma mágia tão grande, um encantamento, é como estar mais perto de Deus.
Eu retiro a poeira do meu coração todos os dias, porque de fato, se ainda existe ou não, por mais difícil que possa parecer, não importa, meu coração acredita, EU ainda acredito que possa acontecer...Esse sentimento despreendido de tudo, livre de qualquer coisa ruim, sem esperar que o outro seja perfeito, mas que ele apenas te faça feliz. E quem pode me dizer o contrário?
Sonhar não custa nada, alimenta a alma e o corpo até esse amor chegar!



"O amor um dia chega"
(_Cazuza)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Luta Contra a Aids



O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.




Dia 1º de dezembro, não podia ter uma combinação melhor, um começo/recomeço, ainda mais no mês onde comemoramos o Natal, que muitas vezes é visto apenas como uma troca boba de presentes, mas que na verdade vai muito além disso.
Natal é nascimento, é 'Vinda', é Vida...
Sou totalmente solidária a esse dia e acredito muito que quanto mais gente se juntar por essa causa, menos sofrimento irá existir. Muito fácil julgar o outro, apontar suas atitudes, dizer: "Eu avisei", difícil é estar junto, é compartilhar do sofrimento..
Chega de preconceito, ignorância, chega de se achar melhor que o outro, chega de prepotência, arrogância, podia ser você!

Sabendo um pouco mais:

Além da via sexual, existem outros meios de se contrair o HIV:
- Usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas
- Tatuagem e piercing apresentam risco pequeno, mas podem ser vias de transmissão caso haja uso de material contaminado.
- Transfusão de sangue (atenção: o perigo está em receber e não em doar sangue)
- Transmissão da mãe para o feto durante a gravidez


Leia mais


A melhor forma de se evitar é a prevenção, então, vamos ter consciência e amor pelo próximo.

"Nunca escondi que sou bissexual. A aids não é uma epidemia e ninguém pode deixar de se amar por causa dela. Vamos usar camisinhas! Vamos resistir até que encontrem a cura para essa doença".
(_Cazuza)